Motoristas em Rondônia já podem realizar a transação digital de veículos pelo aplicativo CDT. O processo elimina a necessidade de cartório, utiliza biometria facial e oferece mais segurança, rapidez e praticidade para compradores e vendedores.
Transação digital de veículos em Rondônia
Agora, motoristas em Rondônia podem realizar a transação digital de veículos sem recorrer ao cartório. Dessa forma, o processo de compra e venda ganha mais agilidade, praticidade e segurança. Além disso, a novidade representa um passo importante na modernização dos serviços públicos.
Como funciona o processo digital
Para realizar uma eficiente transação de veículos digital, o cidadão precisa acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse ambiente, vendedor e comprador devem possuir conta gov.br com selo Prata ou Ouro.
-
Primeiro, o vendedor entra no app, seleciona o veículo e informa os dados do comprador, o valor da negociação e a quilometragem.
-
Em seguida, o sistema gera automaticamente a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).
-
Logo depois, tanto comprador quanto vendedor recebem notificações para assinar o documento de forma digital com biometria facial.
Com esse fluxo, a burocracia diminui e a transação se torna mais simples.
Quem pode utilizar o serviço
O Detran-RO explica que a modalidade vale apenas para veículos cujo CRV/DUT foi emitido a partir de 4 de janeiro de 2021. Assim, após o registro da intenção de venda, o comprador deve realizar a vistoria do automóvel e, por fim, concluir o processo presencialmente em uma unidade do Detran-RO, finalizando assim a transação digital de veículos.
Vantagens para motoristas e mercado
Segundo o Detran-RO, a venda digital oferece vantagens concretas. Por exemplo, reduz custos, evita filas e garante maior rapidez na conclusão do processo. Além disso, aumenta a segurança contra fraudes, já que toda a operação utiliza autenticação biométrica. Com isso, tanto compradores quanto vendedores passam a contar com um mercado mais confiável e moderno, facilitado pela transação digital.
Fonte: Detran




