Calor de até 40°C no Brasil durante o terceiro veranico de 2025, termômetro e cenário seco ao pôr do sol.
Terceiro veranico de 2025 provoca calor extremo, clima seco e temperaturas de até 40°C em diversas regiões do Brasil.

O Brasil enfrenta, a partir da próxima quarta-feira (20), o terceiro veranico de 2025. As temperaturas podem chegar a 40°C em algumas regiões. Esse fenômeno ocorre em pleno inverno e, portanto, chama atenção pela intensidade e pela ausência de chuvas, resultando em calor de até 40°C.

Onde o calor será mais forte

Segundo a Climatempo, Mato Grosso e parte de Goiás terão os picos mais altos, variando entre 38°C e 40°C. No interior de São Paulo e no norte e noroeste do Paraná, as máximas devem ficar entre 33°C e 35°C. No Rio de Janeiro, a expectativa é de temperaturas acima de 30°C. Além disso, especialistas explicam que o calor se deve a um bloqueio atmosférico. Essa condição altera o padrão de ventos e, assim, substitui o ar frio do Sul por correntes quentes vindas do Norte e Nordeste, potencializando o calor de até 40°C.

Outras áreas afetadas

Estados que vão do norte de Santa Catarina até o centro-norte de Mato Grosso e Rondônia também sentirão o aquecimento, com o calor podendo atingir até 40°C. Nessas regiões, os termômetros devem marcar de 3°C a 5°C acima da média para agosto. Por outro lado, a baixa umidade do ar tende a piorar devido à ausência de chuvas. Dessa forma, o risco de problemas respiratórios aumenta, exigindo mais atenção à hidratação e aos cuidados com a saúde.

Calor passageiro

Apesar das altas temperaturas, o calor será temporário. Uma nova massa de ar polar deve chegar entre o fim de agosto e o início de setembro. Com isso, os termômetros voltarão a cair e, consequentemente, o desconforto térmico será reduzido. Além disso, a mudança trará alívio para as regiões mais afetadas.

Fonte: CNN Brasil