
Com foco em resultados e inovação pedagógica, o Programa Avança Rondônia busca melhorar os indicadores da educação básica, com ações práticas e premiação por desempenho em escolas da rede estadual.
Assembleia aprova Programa Avança Rondônia para elevar qualidade da educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou a criação do Programa Avança Rondônia (Proar), proposta do Governo do Estado voltada ao desenvolvimento da educação pública. Nesse sentido, o projeto busca melhorar o desempenho de estudantes e profissionais da rede estadual por meio de ações pedagógicas estruturadas e premiação por resultados.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) responde a desafios persistentes nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Embora haja avanços nos anos iniciais, ainda assim, muitos alunos apresentam desempenho básico ou abaixo do básico, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.
“A proposta é baseada em dados e evidências, com um sistema de monitoramento e avaliação contínua”, destacou o governador Marcos Rocha na mensagem enviada ao Legislativo.
📌 Leia Também:
Aulão pré-Enem gratuito oferece 200 vagas em Porto Velho
Indicadores, formação e combate à evasão
O Proar se apoia em cinco eixos principais. Primeiramente, o uso de indicadores educacionais permitirá o monitoramento constante dos resultados, visando a melhoria das práticas pedagógicas.
Além disso, haverá formação continuada para qualificar as equipes gestoras e docentes, promovendo uma educação mais eficiente. Ao mesmo tempo, o programa prevê acompanhamento contínuo, com ações diretamente alinhadas às metas estabelecidas.
Por outro lado, a regularização das trajetórias escolares buscará reduzir a evasão e manter os alunos na escola. Por fim, o Proar dará atenção especial à equidade no aprendizado, garantindo apoio a todos os estudantes, independentemente de seu nível atual de desempenho.
Entre as principais estratégias estão o nivelamento das expectativas de aprendizagem, a utilização de um guia pedagógico unificado e a implementação de um Sistema de Diagnóstico Educacional. Com isso, o governo pretende fortalecer a base do ensino.
Premiação por excelência educacional
Um dos grandes diferenciais do programa é o Sistema de Premiação por Excelência Educacional, criado para valorizar escolas, professores e estudantes que apresentarem bons resultados. Dessa forma, o reconhecimento se torna parte da motivação por desempenho.
As categorias de premiação incluem:
-
Aprendizado de Excelência
-
Superação e Crescimento
-
Inovação em Práticas Pedagógicas
Com isso, o Proar estimula a busca por resultados concretos e boas práticas no dia a dia das escolas públicas.
Implementação e acompanhamento
Com a aprovação em plenário, o Proar poderá ser implementado pela Seduc em todo o estado. A partir de agora, as ações devem ser executadas em parceria com as unidades escolares. Além disso, a população pode acompanhar os desdobramentos pelas sessões transmitidas na TV Assembleia (canal 7.2), no YouTube e pelo portal oficial da ALE-RO.



