Adoção de animais ganha força após cão ser acolhido por vereadora
Adoção de animais ganha força após cão ser acolhido por vereadora

O cão Pop passou nove anos no Centro de Bem-Estar Animal de Esteio (RS), até ser finalmente adotado, em abril, pela vereadora Dalen. Desde então, ele acompanha a parlamentar todos os dias na Câmara de Vereadores, onde foi carinhosamente apelidado de “assessor”.

“Me acompanha durante todos os dias da semana. Durante o almoço ele fica aqui também e vai embora no fim da tarde”, contou a vereadora.

A chegada do novo mascote foi celebrada pela equipe do gabinete, que organizou um chá de casa nova. Pop ganhou caminha, roupinhas e muita atenção. A presença do cachorro foi autorizada pelo presidente da Câmara, e ele agora é considerado parte oficial da equipe.

Mesmo com uma rotina tranquila — entre cochilos, passeios e hidratação —, Pop costuma explorar os corredores da Câmara por conta própria, encantando servidores e visitantes. Mais do que mascote, ele se tornou símbolo da causa da adoção de animais.

“Hoje temos 31 gatos e 87 cães à espera de um lar. A adoção é extremamente importante, porque cada animal adotado abre espaço para outro atendimento”, explicou Luciane Baretta, diretora do Centro de Bem-Estar Animal de Esteio.

Com a história de Pop, a vereadora espera inspirar mais adoções de cães e gatos que vivem em abrigos públicos.

“Nosso objetivo é motivar as pessoas a adotarem animais de canis e abrigos. Mais um ano lá dentro significa mais um inverno enfrentado”, ressaltou Dalen.