Crescimento econômico de Rondônia em 2025 impulsiona o agro
Crescimento econômico de Rondônia em 2025 impulsiona o agro

PIB de Rondônia deve crescer 4,7% em 2025

Segundo a Resenha Regional de uma instituição financeira, atualizada em maio, Rondônia está entre os estados com maior crescimento do PIB em 2025, com projeção de 4,7%. Esse desempenho coloca o estado na segunda posição entre os que mais crescem no Brasil, ao lado do Mato Grosso do Sul, e atrás apenas do Mato Grosso, que lidera com 5,8%.

O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais indicadores para medir o desempenho econômico de um território. Quando o PIB sobe, significa que a economia está aquecida, com aumento na produção de bens e serviços, geração de renda e criação de empregos.

Clima de otimismo e confiança para investidores

O governador Marcos Rocha destacou que esse cenário promissor mostra que Rondônia está cada vez mais atrativa para investidores. Ele atribuiu o desempenho à união entre o governo, os demais poderes e a população.

“Essa arrancada na economia de Rondônia acontece em meio ao fortalecimento das ações e serviços desenvolvidos pelo governo. Trabalhamos para tornar Rondônia o melhor lugar para viver e trabalhar no Brasil”, afirmou.

Agronegócio e serviços puxam o crescimento de Rondônia

Produção recorde e destaque internacional

Rondônia se consolida como um destino próspero graças à produção de alimentos. O estado prevê boas safras de soja e milho, além de manter posições de destaque nacional na produção e exportação de:

  • Café – 5º maior exportador do Brasil

  • Carne bovina – 5º maior exportador nacional

  • Tambaqui – Maior produtor do Brasil

Setor de serviços e comércio também avançam

O dinamismo do agronegócio tem impulsionado o crescimento dos setores de comércio e serviços. Em fevereiro de 2025, o setor de serviços cresceu 18,3% em comparação com o mês anterior. Já no comércio varejista, Rondônia obteve o melhor desempenho do Brasil, com alta de 5,2% no mesmo período.

Com isso, a geração de empregos também se fortaleceu: Rondônia apresenta hoje a terceira menor taxa de desocupação do país.

Estratégias do governo impulsionam crescimento

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, atribui os resultados a políticas públicas bem direcionadas:

“O crescimento econômico de Rondônia em 2025 reflete a força do nosso empresariado, do agro, dos servidores e dos setores produtivos. É uma vitória de todos”, destacou.

Entre as principais ações estratégicas do governo estão:

  • Incentivo à produção de alimentos sustentáveis

  • Programas de capacitação para exportação

  • Crédito facilitado para pequenos empreendedores

  • Apoio a startups e negócios inovadores

  • Simplificação e agilidade na abertura de empresas

  • Missões de promoção do estado no Brasil e no exterior

  • Educação profissional gratuita e ampliada

  • Investimentos em infraestrutura nos 52 municípios