A Prefeitura de Porto Velho reforçou que a principal forma de garantir o acesso ao programa federal Vale Gás é estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O benefício é voltado a famílias de baixa renda e tem como objetivo auxiliar no custeio do gás de cozinha, item essencial no orçamento doméstico.
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semias), o município atua diretamente no cadastramento e na atualização das informações das famílias, enquanto a seleção final dos beneficiários é feita pelo Governo Federal.
Prefeitura amplia acesso aos serviços de assistência social
O prefeito Léo Moraes destacou que a gestão municipal tem trabalhado para ampliar o acesso da população aos serviços da assistência social, especialmente nas regiões mais vulneráveis e nos distritos.
Segundo ele, as unidades estão sendo estruturadas para oferecer atendimento mais ágil e digno à população. O gestor ressaltou que o Vale Gás é um direito de quem mais precisa e que cabe ao município garantir que o CadÚnico, porta de entrada para diversos programas sociais, esteja funcionando de forma eficiente.
Atualização do cadastro é fundamental
De acordo com o coordenador da Central do Cadastro Único em Porto Velho, Clóvis Henrique, a atualização correta das informações é determinante para a concessão do benefício.
Ele explica que a Prefeitura atua na ponta, realizando a coleta e atualização dos dados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos polos distritais. Mudanças de renda, endereço ou composição familiar devem ser informadas imediatamente, pois a desatualização do cadastro é uma das principais causas de bloqueio de benefícios sociais.
Como garantir o benefício do Vale Gás
O processo para ter acesso ao Vale Gás segue algumas etapas básicas:
Inscrição no CadÚnico
O responsável familiar deve comparecer a um CRAS com documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou documentos de todos os moradores da residência.
Acompanhamento pelo aplicativo
Após a análise do Governo Federal, o beneficiário é informado sobre a aprovação do benefício pelos aplicativos Gov.br ou Bolsa Família.
Retirada do gás
Com o benefício liberado, é necessário acessar o aplicativo específico do Vale Gás para gerar um QR Code, que deve ser apresentado em um ponto de revenda parceiro, junto com uma botija vazia.
A Semias orienta que famílias que ainda não possuem cadastro ou que precisam atualizar as informações procurem um CRAS. A atualização deve ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos.
CRAS em Porto Velho
Porto Velho conta com diversas unidades do CRAS distribuídas pelas zonas urbana e distrital, responsáveis pelo atendimento, cadastramento e atualização do CadÚnico. A Prefeitura recomenda que os cidadãos procurem a unidade mais próxima de sua residência para evitar o bloqueio de benefícios sociais.




