
O Governo de Rondônia entrega, nesta sexta-feira (23), a reforma e ampliação do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho. A obra amplia a capacidade de atendimento da unidade e, ao mesmo tempo, fortalece a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
A solenidade está marcada para as 14h e acontece na Avenida Guaporé, nº 215, no bairro Lagoa, na capital Porto Velho.
Ampliação amplia atendimento e fortalece a rede pública
Com a conclusão da obra, o Cemetron passa a contar com 21 novos leitos clínicos e 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dessa forma, a unidade amplia sua capacidade assistencial e responde de maneira mais eficiente à demanda por atendimento especializado.
Além disso, o hospital recebeu novas áreas administrativas, o que contribui para melhorar a organização interna e otimizar os fluxos de trabalho. Assim, profissionais e pacientes passam a contar com um ambiente mais funcional e seguro.
Investimento de R$ 19 milhões garante modernização

Para viabilizar a reforma e ampliação, o governo estadual investiu R$ 19 milhões. Segundo o governador Marcos Rocha, o Cemetron exerce papel estratégico na saúde pública de Rondônia.
Nesse sentido, o investimento reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento do SUS. Além disso, garante atendimento com mais conforto, segurança e qualidade para a população.
Nova estrutura amplia autonomia e segurança
A obra contemplou uma série de melhorias estruturais. Entre elas, estão:
-
Auditório com capacidade para 100 pessoas
-
Nove salas administrativas
-
Almoxarifado com 140 m²
-
Central de Material e Esterilização (CME) com 173 m²
-
UTI com 365 m² e 10 leitos
-
Nova Central de Gases Medicinais
-
Nova Subestação de Energia
-
Novo Abrigo de Gerador
Com essas entregas, o hospital passa a operar com maior autonomia energética. Dessa forma, evita-se a sobrecarga da estrutura já existente, ao mesmo tempo em que se amplia a segurança das novas áreas.
Valorização dos profissionais e cuidado com os pacientes
A diretora da unidade, Evelyn Sousa, destacou que a entrega da obra representa um momento aguardado pelos profissionais que atuam no hospital. Segundo ela, a reforma demonstra o compromisso da gestão estadual com seus servidores.
Além disso, a modernização da estrutura garante melhores condições de trabalho. Como resultado, o atendimento à população tende a se tornar ainda mais eficiente e humanizado.
Entrega simboliza compromisso com a vida
O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou que a ampliação do Cemetron vai além da infraestrutura física. Para ele, trata-se da concretização de um compromisso com a vida, o cuidado e a dignidade dos rondonienses.
Por fim, referência no tratamento de doenças infecciosas, o Cemetron inicia um novo ciclo com estrutura moderna, maior capacidade assistencial e condições adequadas para fortalecer a saúde pública em Rondônia.
Fonte: Governo de Rondônia



