Frente fria aumenta risco de temporais no Brasil nesta terça

Avanço do sistema provoca chuva forte, ventos intensos e variações de temperatura em várias regiões

0
1516

Uma frente fria avança pelo Brasil nesta terça-feira (18) e, por causa disso, aumenta significativamente o risco de temporais em várias regiões. O sistema se combina com uma área de baixa pressão e, assim, cria um corredor de umidade que favorece chuva intensa, rajadas de vento e mudanças bruscas de temperatura. Além disso, meteorologistas afirmam que este pode ser um dos episódios mais instáveis do mês.

Sul deve concentrar os temporais mais fortes

No Sul, o avanço da frente fria mantém o clima instável durante todo o dia. Por isso, o norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e o sul e leste do Paraná têm previsão de chuva forte, trovoadas e risco de temporais. Ao mesmo tempo, a metade sul gaúcha e o noroeste paranaense podem ter períodos de tempo firme, já que a instabilidade tende a se concentrar mais ao norte.

Sudeste terá chuva desde cedo em São Paulo

No Sudeste, as instabilidades chegam logo pela manhã, especialmente em São Paulo. Como resultado, várias áreas do estado podem registrar temporais isolados, queda de temperatura e rajadas de vento. Em seguida, as nuvens carregadas avançam para o centro-sul de Minas Gerais e para o Triângulo Mineiro, onde a chuva também pode ser forte.

No Rio de Janeiro, a instabilidade aumenta ao longo do dia, enquanto, no Espírito Santo, as pancadas devem ocorrer principalmente à noite. Por outro lado, o norte e o noroeste mineiro permanecem com tempo firme e calor.

Centro-Oeste terá pancadas ao longo do dia

No Centro-Oeste, a terça-feira começa com chuva em diversas áreas de Mato Grosso do Sul, sobretudo no norte e no leste. Apesar disso, a metade sul do estado pode ter momentos de tempo firme. Em Mato Grosso, as pancadas de chuva se espalham gradualmente do norte e noroeste para outras regiões.

Em Goiás, a instabilidade se concentra no sul do estado. Ainda assim, as demais áreas seguem com calor intenso e baixa umidade, o que mantém o tempo mais seco.

Nordeste segue com calor extremo e baixa umidade

No Nordeste, o cenário continua marcado pelo calor intenso. Embora algumas áreas possam registrar chuva isolada, a maior parte da região permanece com tempo firme e umidade muito baixa. Isso ocorre principalmente no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Além disso, apenas o interior do Maranhão e partes do Piauí têm chance de chuva. No sul da Bahia, por exemplo, as instabilidades podem provocar pancadas moderadas a fortes.

Norte tem risco de temporais no Amazonas e Acre

No Norte, a umidade ganha força novamente e, consequentemente, aumenta o risco de temporais. O oeste do Amazonas e o Acre devem registrar chuva forte, enquanto o Amapá e o sul e oeste do Pará também terão pancadas ao longo do dia.

Em Rondônia e Roraima, a precipitação aumenta, mas o Tocantins e áreas do leste do Pará continuam com tempo firme, calor elevado e clima abafado.

Fonte: Olhar Digital