MPRO fortalece rede de apoio em Porto Velho durante evento da Casa Família Rosetta
MPRO participa do evento “Café com a Rede”, promovido pela Casa Família Rosetta, fortalecendo ações de apoio e inclusão social em Porto Velho.

Parceria em defesa da inclusão e do cuidado humano

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, nesta quinta-feira (30), do evento “Café com a Rede”, promovido pela Associação Casa Família Rosetta, em Porto Velho.
A iniciativa reuniu representantes da sociedade civil, empresas e órgãos públicos. O objetivo foi discutir novas formas de fortalecer o apoio à instituição, que atua há mais de 30 anos na reabilitação de pessoas com deficiência neurológica e dependência química.

A promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima, titular da Promotoria da Pessoa com Deficiência, destacou a relevância do trabalho da Casa Família Rosetta. Segundo ela, é essencial garantir apoio financeiro do município para manter e ampliar os serviços prestados.
Além disso, a promotora reforçou a importância de atender pessoas neurodivergentes e sem vínculos familiares, bem como aquelas em tratamento de novas formas de dependência, como o vício em jogos digitais.

O encontro visa fortalecer a rede de apoio que sustenta os serviços oferecidos pela associação
“A proposta da Casa Família Rosetta, de oferecer cuidados semelhantes aos de uma família, é fundamental. O apoio integral vai além da saúde e ampara pessoas em vulnerabilidade”, afirmou a promotora.

Atuação integrada do Ministério Público

O Analista em Serviço Social do MPRO, Carlos Henrique Gomes Souza, também participou do encontro. Ele representou o Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (Gaeciv).
De acordo com ele, o grupo tem a missão de articular políticas públicas e orientar sobre direitos fundamentais, sempre respeitando a autonomia dos órgãos parceiros.

“Podemos colaborar oferecendo orientação jurídica e técnica. Além disso, promovemos espaços de diálogo e capacitação, e apoiamos a criação de protocolos entre as áreas envolvidas”, explicou Carlos.
“Essa cooperação entre assistência social, saúde, direitos humanos e rede comunitária fortalece o atendimento e garante mais eficiência nas ações”, completou.

Assim, o Gaeciv busca integrar esforços e evitar a sobreposição de atendimentos, contribuindo para uma gestão mais humanizada e eficiente das políticas públicas.

Café com a Rede: união e cooperação social

O evento “Café com a Rede” tem como propósito aproximar instituições públicas e privadas. Dessa forma, a Casa Família Rosetta amplia sua rede de apoio e fortalece o relacionamento com parceiros que sustentam seus serviços.
Durante o encontro, os participantes discutiram novas formas de colaboração e elaboraram propostas de projetos conjuntos voltados à manutenção e expansão das atividades da entidade.

Promotora de Justiça Daniela Nicolai e outros participantes do MPRO integram o evento Café com a Rede, promovido pela Casa Família Rosetta, em Porto Velho.

A Casa Família Rosetta, fundada em 1992, é uma organização sem fins lucrativos. Ela oferece atendimento a pessoas com deficiência física e motora, além de tratamento especializado para dependência química.
Seus programas abrangem saúde, educação, cultura e convivência social. Por isso, a instituição é reconhecida pelo compromisso com a autonomia e a dignidade humana.

Além disso, a atuação da Casa Rosetta vai muito além do acolhimento. Ela promove reintegração familiar e social, incentivando cada pessoa atendida a retomar o protagonismo de sua própria vida.

Compromisso institucional com a dignidade humana

A presença do MPRO no evento reafirma o comprometimento da instituição com os direitos fundamentais. O Ministério Público atua para que todos tenham acesso à saúde, educação e assistência social, pilares essenciais da cidadania.
Além disso, a instituição trabalha em parceria com órgãos públicos e entidades sociais para fortalecer políticas inclusivas e combater desigualdades.

O apoio à Casa Família Rosetta reforça o papel do MPRO como defensor da cidadania, da solidariedade e da dignidade humana. Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com uma atuação ética, humanizada e transformadora.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)