Asteroide 2025 QD8 se aproxima da Terra com rastro flamejante
Imagem ilustrativa mostra o asteroide 2025 QD8 cruzando a órbita da Terra em alta velocidade. Fenômeno será transmitido ao vivo.

Corpo celeste será visível por telescópios e terá transmissão ao vivo

Um asteroide entre 17 e 38 metros de diâmetro, chamado 2025 QD8, vai se aproximar da Terra nesta quarta-feira (3), às 11h57 (horário de Brasília). A distância prevista é de 218 mil quilômetros, o que equivale a apenas 57% da separação entre a Terra e a Lua. Embora pareça muito, esse trajeto representa uma passagem extremamente próxima, segundo a NASA.

Órbita do asteroide 2025 QD8 cruzando com a da Terra. Crédito: SSD/JPL/NASA

Mesmo com a proximidade, os cientistas garantem que o asteroide não oferece risco de colisão. Com velocidade estimada em 45 mil km/h, a rocha espacial foi identificada no dia 16 de agosto de 2025 e passou a ser monitorada desde então. Devido à distância, o corpo celeste está classificado como um objeto próximo da Terra (NEO). O fato de o asteroide 2025 QD8 ser monitorado garante a tranquilidade.

Público poderá acompanhar evento ao vivo

A transmissão ao vivo do fenômeno começa às 20h desta terça-feira (2), pelo canal do Virtual Telescope Project no YouTube. A organização italiana, sediada em Manciano, utiliza telescópios robóticos que captam imagens em tempo real. Durante a exibição, será possível observar o asteroide cruzando o céu com auxílio das lentes científicas.

No último sábado (30), os telescópios do projeto capturaram uma imagem real do asteroide, quando ele ainda estava a 3,9 milhões de quilômetros da Terra. A exposição durou 300 segundos e revelou o objeto como um ponto minúsculo em meio ao campo de estrelas. Ainda assim, o 2025 QD8 continua a ser uma fonte de curiosidade astronômica.

NASA reforça que não há risco de impacto

De acordo com a NASA, qualquer corpo celeste que se aproxima a menos de 7,5 milhões de quilômetros entra automaticamente na lista de monitoramento especial. Ainda assim, somente os objetos com mais de 140 metros de diâmetro entram na categoria de potencialmente perigosos. Como o 2025 QD8, asteroide que será visível, tem tamanho inferior, não representa ameaça.

A agência espacial afirma que já calculou as trajetórias de todos os asteroides potencialmente perigosos conhecidos. Com base nas análises, não há risco de impacto com a Terra nos próximos 100 anos.

Fonte: Olhar Digital