
Abertura oficial em Porto Velho
O Governo de Rondônia deu início à Semana da Pátria na sexta-feira (1º), com uma solenidade no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O evento marcou os 201 anos de Independência do Brasil e reuniu autoridades civis, militares e servidores estaduais.

O destaque da cerimônia foi o acendimento da “Pira da Pátria”, feito pelo estudante e paratleta Danilo Silva, campeão pan-americano de judô e deficiente visual. Além disso, a solenidade contou com apresentações musicais da Polícia Militar e do Exército, o que reforçou o simbolismo patriótico.
Patriota e inclusiva
O governador em exercício e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, afirmou que o maior sinal de patriotismo é “contribuir para uma sociedade mais próspera, com bem-estar para seus cidadãos”. Segundo ele, desde 2019 o governo estadual tem priorizado políticas que ampliam emprego, renda e oportunidades.

Para o paratleta Danilo, a experiência foi inesquecível. Assim, ao acender a pira olímpica, destacou que representava Rondônia em um momento histórico. Por isso, afirmou que jamais esquecerá a oportunidade de simbolizar a evolução do Estado:
“É um momento que lembrarei para sempre, por ter a oportunidade de representar Rondônia na abertura da Semana da Pátria”, disse emocionado.
Programação da Semana da Pátria

As comemorações seguem com atividades cívicas e esportivas organizadas pela Casa Militar do Governo de Rondônia. Entre elas, destacam-se:
-
Corrida da Independência – Domingo (3), às 5h30, com arrecadação de alimentos não perecíveis.
-
Desfile de 7 de Setembro – Quinta-feira, às 8h, na Avenida dos Imigrantes, com participação de 11 escolas estaduais, quatro municipais, além de forças militares e entidades civis.
O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Flávio Mathias, reforçou que a data é mais que uma comemoração. Portanto, representa a chance de refletir sobre o papel das novas gerações. Ainda, segundo ele, é preciso valorizar os sacrifícios do passado para construir um futuro melhor:
“É uma oportunidade de refletir sobre a missão da nossa geração em construir um Brasil melhor e mais justo para o futuro.”
Rondônia em evidência nacional
Autoridades reforçaram que a valorização do patriotismo está associada ao crescimento econômico do Estado, hoje referência em abertura de empresas, geração de empregos e aumento de renda.
O coronel Alexandre Viana, subchefe da Casa Militar, destacou que os atos cívicos reforçam o papel de Rondônia como um estado em constante evolução. Desse modo, as comemorações demonstram orgulho, responsabilidade e compromisso. Sobretudo, a abertura da Semana da Pátria mostra que Rondônia se projeta cada vez mais no cenário nacional:
“As bandeiras hasteadas simbolizam os valores que fortalecem Rondônia diante do Brasil e do mundo.”
Fonte: O OBSERVADOR



