Fórum econômico na Rússia é palco de alerta sobre Terceira Guerra Mundial
Fórum econômico na Rússia é palco de alerta sobre Terceira Guerra Mundial

Putin alerta para risco real de nova guerra mundial

Durante o Fórum Econômico de São Petersburgo nesta sexta-feira (20/6), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou preocupação com o cenário internacional. Ele declarou temer que o mundo esteja caminhando para uma Terceira Guerra Mundial.

A fala foi dada em meio à intensificação de conflitos globais, como a guerra entre Rússia e Ucrânia. Também há a recente escalada de tensões entre Israel e Irã, país que mantém aliança estratégica com Moscou.

É perturbador”, diz Putin sobre tensão geopolítica

Putin afirmou que o “grande e crescente potencial de conflito” é motivo de inquietação e que a situação já afeta diretamente a Rússia.

“É perturbador. Estou falando sem ironia, sem piadas. É claro que há um grande potencial de conflito. Ele está crescendo, está bem debaixo do nosso nariz, e nos afeta diretamente”, declarou.

Ele citou como exemplo a preocupação com as instalações nucleares iranianas, onde especialistas russos trabalham na construção de dois reatores.

Conflito na Ucrânia e envolvimento da Otan aumentam tensão

Outro ponto destacado por Putin foi a guerra da Rússia na Ucrânia, iniciada com a invasão russa em fevereiro de 2022. O conflito, que já dura mais de três anos, permanece ativo e tem se agravado devido ao apoio indireto de países da Otan, como Estados Unidos, Reino Unido e membros da União Europeia.

Putin reforçou que a solução para o impasse internacional deve estar baseada no diálogo e na diplomacia:

“Isso requer não apenas atenção cuidadosa aos eventos que estão ocorrendo, mas também a busca por soluções — de preferência, por meios pacíficos — em todas as direções.”

Rússia se oferece para mediar conflito entre Israel e Irã

A proposta de Putin de atuar como mediador entre Israel e Irã foi mal recebida por líderes ocidentais, inclusive por Donald Trump, que demonstrou desconforto com a iniciativa russa.

No início de 2025, Rússia e Irã assinaram um acordo de cooperação estratégica de longo prazo. O acordo inclui cláusulas que preveem alinhamento político-militar e apoio mútuo em fóruns internacionais. Analistas apontam que o pacto pode até envolver compromissos implícitos de defesa mútua.

Embora não haja indícios de fornecimento direto de armamento por parte da Rússia, o Kremlin pode oferecer suporte ao Irã. Isso aconteceria em caso de escalada militar severa.