Itália inicia análise de extradição de Carla Zambelli - TVDOPOVO.COM
back to top
segunda-feira , 14 julho, 2025
Pedido de extradição de Zambelli foi entregue ao governo da Itália
Pedido de extradição de Zambelli foi entregue ao governo da Itália

O governo italiano iniciou oficialmente a análise do pedido de extradição de Carla Zambelli, deputada federal licenciada (PL-SP), condenada a 10 anos de prisão no Brasil. O pedido foi entregue nesta quinta-feira (12) ao “Farnesina”, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália — equivalente ao Itamaraty brasileiro — pelo embaixador brasileiro Renato Mosca.

A solicitação foi entregue em mãos, segundo apuração da CNN Brasil. A partir disso, o governo da Itália passa a examinar a demanda brasileira, que tem como objetivo trazer Zambelli de volta ao país para cumprimento de pena, após condenação pelo envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Concluída a primeira etapa no órgão diplomático, o processo segue ao Ministério da Justiça da Itália, onde será feito o juízo de admissibilidade. Esse trecho tende a ser mais demorado, por envolver avaliação jurídica detalhada. Em seguida, o caso poderá ser analisado pelo Poder Judiciário italiano, que dará a palavra final sobre a extradição.

Zambelli está na lista de foragidos internacionais da Interpol, sendo procurada em 196 países. Segundo as autoridades brasileiras, ela entrou na Itália com passaporte italiano na última quinta-feira (5).