Internas aprendem extensão de cílios como forma de reinserção social
Internas aprendem extensão de cílios como forma de reinserção social

Com o objetivo de fortalecer a qualificação profissional e a reintegração social, o Governo de Rondônia promoveu, entre 19 de maio e 4 de junho, um curso de extensão de cílios para mulheres privadas de liberdade no Centro de Ressocialização Feminino Suely Maria Mendonça, em Porto Velho.

A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres), formou 14 reeducandas que participaram das aulas de segunda a quinta-feira, no período da manhã. O curso teve carga horária de 40 horas e garantiu certificação às participantes, ampliando suas oportunidades no mercado da beleza.

Além disso, a iniciativa busca estimular a autonomia econômica das internas, oferecendo um caminho concreto para a geração de renda após o cumprimento da pena.

Capacitar é romper o ciclo da reincidência

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir na formação de pessoas em situação de vulnerabilidade é uma maneira de reduzir a criminalidade e gerar impacto positivo na sociedade. “Cada curso oferecido dentro das unidades prisionais representa um passo real na reconstrução de histórias. Acreditamos que a ressocialização começa com oportunidades concretas”, afirmou.

Beleza e dignidade no sistema prisional

O curso de extensão de cílios faz parte de um conjunto mais amplo de ações promovidas pela Sejus. A secretaria também realiza oficinas de panificação, costura, artesanato e informática, entre outras. Essas atividades não apenas oferecem conteúdo técnico, mas também fomentam um ambiente de socialização, respeito e autoestima.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a qualificação profissional representa uma das ferramentas mais eficazes para preparar os internos para o retorno à sociedade. “Esse curso vai além da técnica. Ele simboliza dignidade, elevação da autoestima e esperança em um futuro diferente”, destacou.