Porto Velho realiza sorteio de apartamentos para famílias carentes
Porto Velho realiza sorteio de apartamentos para famílias carentes

Sorteio de endereços transforma vidas em Porto Velho

A manhã desta sexta-feira (6) foi marcada por emoção e esperança para 304 famílias de Porto Velho. O sorteio de endereços das unidades habitacionais do Residencial Porto Madero II, promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), representou o início de uma nova etapa para centenas de pessoas.

Histórias de superação e fé entre os contemplados

Vanda Nascimento, de 44 anos, mãe de um menino de 5 anos, comemorou a conquista da casa própria. Moradora de Rondônia há 25 anos, ela conheceu o número do bloco e apartamento onde irá morar, no mesmo auditório em que colou grau como fisioterapeuta. “Me sinto realizada. Terei um lugar seguro para criar meu filho”, afirmou.

Outra contemplada, Rosa Rodrigues, celebrou a conquista após enfrentar dificuldades por sequelas da covid-19. Sem poder trabalhar e morando com a filha, agradeceu pela oportunidade de morar em um local digno. Já Edineia Zanarde, que vive com dificuldades financeiras, louvou a Deus ao ser a primeira a girar a roleta e escolher seu novo endereço.

Investimento público e transparência no processo

Segundo a secretária Luana Rocha, o sorteio é uma etapa essencial que assegura a lisura do processo e garante o cumprimento da legislação, priorizando pessoas com deficiência e idosos para apartamentos térreos e do segundo pavimento. O residencial, localizado no bairro Socialista, foi construído com investimento de R$ 26,6 milhões de recursos federais, estaduais e municipais.

O governador Marcos Rocha destacou que as próximas fases incluem a vistoria dos imóveis e a assinatura dos contratos com a instituição financeira responsável. O projeto contempla 19 blocos com 16 apartamentos cada, somando 304 unidades que abrigarão cerca de 1.200 pessoas.

Capacitação profissional e moradia: vitória em dobro

Duas beneficiárias, Lizete da Silva e Lísia Cristiane Paixão, também celebraram a conquista da moradia. Ambas participaram do programa Vencer, de capacitação profissional, e agora aguardam ansiosas pelo novo lar. Lísia, confeiteira recém-formada, já iniciou sua produção de bolos e segue recebendo o auxílio financeiro mensal de R$ 200 do programa, cujo período de inscrição para 2025 vai até 31 de julho.