A Copa do Mundo de 2026 terá um novo estreante. Nesta quinta-feira (5), o Uzbequistão conquistou sua primeira classificação ao torneio internacional após empatar em 0 a 0 com os Emirados Árabes Unidos, pela penúltima rodada das Eliminatórias Asiáticas.
A partida ocorreu no Estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi. Mesmo atuando fora de casa, a equipe uzbeque segurou o ímpeto dos adversários e garantiu matematicamente a segunda posição do Grupo A, com 18 pontos. Como resultado, os Emirados Árabes, que somam 14 pontos, não conseguem mais alcançar os uzbeques e disputarão a repescagem da Ásia.
Khusanov lidera defesa uzbeque e atrai atenção internacional
A grande liderança do time vem do zagueiro Abbosbek Fayzullaev Khusanov, contratado recentemente pelo Manchester City. O defensor de apenas 20 anos se destacou ao longo da campanha, sendo peça-chave na solidez defensiva da seleção. Por isso, muitos analistas consideram Khusanov um dos responsáveis diretos pela inédita classificação.
Além disso, o bom desempenho nas Eliminatórias reforça o crescimento do futebol uzbeque no cenário asiático.
Mundial de 2026 terá número recorde de seleções participantes
A próxima edição da Copa do Mundo FIFA, agendada para o período entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, contará com 48 seleções — o maior número da história do torneio.
Os jogos ocorrerão em Estados Unidos, Canadá e México, que, por serem os países-sede, já possuem vaga garantida. As seleções serão divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Classificam-se para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo, além das oito melhores terceiras colocadas.
Esse novo formato busca ampliar a competitividade global e permitir a inclusão de novas seleções.
Veja as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026
Até o momento, os seguintes países confirmaram presença no torneio:
-
Canadá (país-sede)
-
Estados Unidos (país-sede)
-
México (país-sede)
-
Japão (Ásia)
-
Irã (Ásia)
-
Uzbequistão (Ásia)
-
Nova Zelândia (Oceania)
-
Argentina (América do Sul)
Enquanto novas rodadas ocorrem ao redor do mundo, outras seleções devem se juntar a essa lista em breve.




