Governo custeia show de Roberta Sá em Paris no jantar entre Lula e Macron
Governo custeia show de Roberta Sá em Paris no jantar entre Lula e Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebe nesta quinta-feira (5) o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para um jantar oficial em Paris. Embora o convite tenha partido do governo francês, o Brasil também participará dos custos da cerimônia.

O Ministério da Cultura contratou a cantora Roberta Sá para se apresentar durante o jantar. O valor do show foi de R$ 168 mil, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (4).

“Contratação de serviços comuns da artista Roberta Varella de Sá para apresentação musical ao vivo, durante o jantar de estado oferecido pelo presidente da França em homenagem ao presidente da República”, diz o extrato oficial.

Show faz parte de extensa programação cultural

Segundo o Ministério da Cultura, o valor do contrato inclui o chamado “cachê colado”. Esse modelo contempla todos os custos da apresentação: transporte, hospedagem e equipe técnica.

Além disso, a apresentação integra a Temporada Cultural Brasil-França 2025, que celebra 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A programação envolve mais de 300 eventos em 50 cidades francesas, realizados entre abril e setembro. Depois disso, o Brasil receberá eventos franceses entre agosto e dezembro.

O projeto é organizado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Itamaraty. Entre as atrações estão shows, exposições de arte, apresentações de dança, gastronomia e outras expressões culturais.

Cerimônia terá homenagens e artistas convidados

Roberta Sá não será a única artista da noite. A francesa Sélène Saint-Aimé também fará uma breve apresentação durante o jantar.

Entre os convidados, estão brasileiros com forte ligação com a França. A bailarina Luciana Sagioro, que integra o corpo de balé da Ópera de Paris, é uma delas. O ex-tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, também foi convidado.

Por fim, uma homenagem especial está prevista para as 22h15 (horário local). A Torre Eiffel será iluminada com as cores do Brasil, como gesto simbólico ao presidente Lula.