Pensamentos positivos fortalecem o cérebro e protegem a saúde, diz ciência - TVDOPOVO.COM
back to top
terça-feira , 15 julho, 2025
Otimismo fortalece sinapses e protege o cérebro
Otimismo fortalece sinapses e protege o cérebro

Você sabia que reclamar com frequência pode adoecer o cérebro? A ciência já comprovou que pensamentos negativos e atitudes pessimistas têm efeitos diretos no organismo, podendo desencadear doenças mentais e físicas. Em contrapartida, cultivar pensamentos positivos ajuda a reequilibrar a mente e o corpo.

Estudos reunidos pelo portal Só Notícia Boa mostram os malefícios da reclamação excessiva e o poder restaurador do otimismo. A prática constante de reclamar, além de impactar negativamente quem está ao redor, reduz a produção de neurotransmissores importantes para o bem-estar. Isso contribui para sintomas como estresse, ansiedade, sensação de impotência e fadiga mental.

Uma das pesquisas citadas foi conduzida pela especialista em saúde pública Lisa R. Yanek, da Universidade Johns Hopkins. Ela concluiu que emoções negativas comprometem a resposta imunológica do organismo, enquanto pensamentos positivos estão associados à redução de casos de traumatismos cranianos, AVCs e tumores cerebrais.

Como o cérebro reage aos pensamentos positivos

Cientificamente, sinapses — as conexões entre os neurônios responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos — se fortalecem com estímulos positivos. Neurônios que disparam juntos tendem a se manter conectados, promovendo maior equilíbrio emocional e saúde neurológica.

O coração também agradece

Outro dado relevante vem de um estudo recente, também liderado por Lisa Yanek, que mostra que pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, mas que mantêm uma visão positiva da vida, têm um terço menos chances de desenvolver problemas cardiovasculares do que indivíduos com pensamentos negativos.

A hipótese dos cientistas é que a positividade protege contra os efeitos inflamatórios do estresse. Além disso, pessoas otimistas tendem a tomar decisões mais assertivas, manter o equilíbrio emocional e traçar objetivos com mais clareza, o que contribui para uma vida mais saudável.