INSS e Correios firmam parceria para atender vítimas de fraudes em aposentadorias - TVDOPOVO.COM
back to top
quinta-feira , 17 julho, 2025
Atendimento INSS nos Correios será exclusivo para casos de fraudes
Atendimento INSS nos Correios será exclusivo para casos de fraudes

A partir de 30 de junho, os Correios vão oferecer atendimento presencial para aposentados e pensionistas do INSS que identificaram descontos não autorizados em seus benefícios. A ação visa atender especialmente quem enfrenta dificuldades com tecnologia.

O presidente do INSS, Giberto Waller, fez o anúncio nesta quinta-feira (22), durante coletiva de imprensa. Ele explicou que a parceria com os Correios permite alcançar regiões menores, onde o acesso digital é limitado.

“Esse tipo de atendimento ocorrerá apenas nas agências dos Correios. As unidades do INSS continuarão com suas demandas específicas. Além disso, os Correios têm maior presença em pequenas cidades”, afirmou Waller.

Atualmente, o INSS conta com 1.570 agências, concentradas em centros urbanos. Já os Correios estão distribuídos em todo o território nacional. Com isso, a parceria garante mais capilaridade e amplia o acesso aos serviços.

Além disso, Waller destacou que o INSS continuará atendendo pelos canais digitais: aplicativo Meu INSS, site oficial e o telefone 135. No entanto, muitos beneficiários preferem o atendimento presencial.

Para ser atendido, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto. Caso esteja acamado ou com mobilidade reduzida, um representante legal poderá ir até a agência com procuração válida.

“O procurador não pode modificar dados cadastrais. O objetivo é apenas verificar se houve desconto e registrar a reclamação”, explicou Waller.

Durante o atendimento, o sistema mostrará se houve desconto, o valor, a associação envolvida e se havia autorização. O cidadão receberá um protocolo com data, hora e número de atendimento, o que servirá como comprovante.

Com essa ação, o INSS e os Correios buscam garantir transparência, proteger os beneficiários e facilitar o processo de contestação de cobranças irregulares.