Dia Mundial da Hipertensão: alerta para uma doença silenciosa e mortal
Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos de uma das doenças crônicas mais comuns e perigosas do mundo. A hipertensão afeta órgãos vitais e está entre as principais causas de complicações cardiovasculares.
Hipertensão atinge 30% da população adulta no Brasil
Segundo dados do Vigitel 2023, aproximadamente 30% da população adulta brasileira é hipertensa. A prevalência é mais alta entre as mulheres nas capitais (29,3%) do que entre os homens (26,4%).
Risco de hipertensão aumenta após os 60 anos
Estudos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado ao Ministério da Saúde, revelam que mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos têm hipertensão. A cardiologista Poliana Requião, do Idomed, reforça que a prevalência aumenta com a idade.
“Estima-se que metade dos hipertensos desconhece o diagnóstico. É uma doença silenciosa”, afirma a médica.
Jovens e até crianças podem desenvolver hipertensão
Apesar da relação com a idade, a hipertensão pode afetar qualquer faixa etária, inclusive crianças. Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas desde cedo e fazer o controle regular da pressão arterial.
Hipertensão pode causar infarto, AVC e insuficiência renal
A hipertensão arterial é marcada pelo enrijecimento das artérias, muitas vezes assintomático até os estágios mais avançados. Os principais fatores de risco incluem genética, má alimentação, sedentarismo, obesidade e consumo excessivo de álcool.
“A hipertensão pode matar. Em 2017, 388 brasileiros morreram por dia por causas relacionadas à pressão alta”, alerta Poliana.
Sinais de hipertensão podem passar despercebidos
Embora seja, em muitos casos, assintomática, a hipertensão pode provocar:
-
Dor de cabeça
-
Tontura
-
Náuseas
-
Falta de ar
-
Alterações visuais
-
Disfunção erétil
A especialista recomenda monitoramento regular da pressão para facilitar o diagnóstico precoce, especialmente em quem tem histórico familiar.
Estilo de vida saudável é essencial para controlar a hipertensão
Para controlar a pressão arterial e evitar complicações graves, é essencial:
-
Adotar hábitos saudáveis
-
Visitar regularmente o médico
-
Seguir corretamente a medicação prescrita
Dieta DASH é aliada no controle da hipertensão arterial
A nutricionista Anete Mecenas recomenda a dieta DASH, rica em frutas, verduras, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. A dieta também reduz o consumo de sódio, carnes processadas e bebidas açucaradas.
Obesidade e hipertensão caminham juntas
Atualmente, 55% dos brasileiros estão acima do peso, e a obesidade é uma das principais comorbidades associadas à hipertensão, principalmente entre pessoas de 40 a 45 anos.