A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) vai promover uma programação especial na 12ª Rondônia Rural Show Internacional, entre os dias 26 e 31 de maio, em Ji-Paraná. O evento é organizado pelo Governo de Rondônia.
Com uma abordagem educativa e técnica, a Idaron oferecerá ações focadas em sanidade animal e vegetal, rastreabilidade, inspeção agropecuária e educação sanitária. A programação inclui oficinas, fóruns, palestras e demonstrações práticas, além da distribuição de materiais informativos.
O governador Marcos Rocha destaca que a iniciativa fortalece o setor produtivo e garante mais sustentabilidade. “Com essas ações, ampliamos a qualificação técnica dos produtores e valorizamos ainda mais a agropecuária rondoniense”, afirmou.
As atividades começam na segunda-feira (26), com oficinas realizadas entre 15h e 16h30. O Pavilhão da Agricultura receberá a oficina “Qualidade das amêndoas e prevenção da Monilíase do Cacaueiro”. Simultaneamente, o Pavilhão da Bovinocultura apresentará “Serviços de inspeção, consórcios e selos de qualidade”.
Segundo Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron, essas oficinas reforçam o trabalho de campo da agência. “Nosso objetivo é manter Rondônia livre de pragas e doenças. Por isso, investimos na orientação contínua de produtores e profissionais do setor”, explicou.
Na terça-feira, às 10h, o público poderá acompanhar o 7º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, que acontecerá no auditório principal da feira.
Durante a tarde, entre 15h e 16h30, outras duas oficinas acontecerão de forma simultânea. No Pavilhão da Agricultura, o tema será “A influência da qualidade física do café no valor de comercialização”. Já no Pavilhão da Pecuária, o foco será o cadastro agropecuário, considerado um dos pilares da defesa sanitária.
Na quarta, das 10h às 11h30, os visitantes poderão participar de duas oficinas:
“Impactos da qualidade da semente forrageira na produtividade em Rondônia”, no Pavilhão da Agricultura;
“Influenza aviária: como proteger seu plantel”, na arena do Pavilhão da Pecuária.
Além disso, as mesmas atividades ocorrerão novamente à tarde, no mesmo horário e local, ampliando o acesso à informação.
A programação de quinta inicia às 10h com a oficina “Brucelose e Tuberculose: desafios e perspectivas para a pecuária rondoniense”, no auditório do Pavilhão da Agricultura. Em seguida, às 11h30, ocorre a oficina “Pulverização aeroagrícola de defensivos em Rondônia”.
Ambas serão reapresentadas à tarde, a partir das 15h, garantindo maior participação de produtores e técnicos.
Na sexta-feira, das 10h às 11h20, o destaque será a oficina “Transformação digital no campo: facilitando o trabalho do produtor”, no Pavilhão da Agricultura. Logo depois, das 11h30 às 12h30, será discutido o tema “Combate à clandestinidade na produção e comercialização de produtos de origem animal”.
O ciclo de atividades será encerrado às 15h, com a oficina “Rastreabilidade como instrumento para o controle sanitário”, no Pavilhão da Bovinocultura.