Entre os dias 12 e 16 de maio, o Governo de Rondônia realiza uma importante ação social durante a 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” 2025. A iniciativa tem como principal objetivo oferecer documentos civis gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo o acesso à cidadania de forma ampla.
A campanha é organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Além disso, cartórios, órgãos públicos e organizações da sociedade civil se uniram para ampliar o alcance da ação no estado.
Segundo o governador Marcos Rocha, garantir o registro civil é o primeiro passo para que a população tenha acesso aos seus direitos.
“Queremos assegurar que nenhum rondoniense seja privado de seus direitos por falta de documentação. Esse é um compromisso da nossa gestão com a inclusão e a cidadania”, afirmou.
Durante toda a semana, a campanha está oferecendo 100 atendimentos por dia para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Metade dessas vagas são destinadas ao atendimento presencial na unidade Tudo Aqui Centro, situada na Av. Sete de Setembro, nº 830, em Porto Velho.Enquanto isso, as outras 50 vagas atendem pessoas privadas de liberdade e jovens do sistema socioeducativo, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Dessa forma, o governo amplia o acesso à documentação tanto nas áreas urbanas quanto em ambientes restritos.
O diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC/RO), Alexandro Queiroz, reforçou que o momento também é ideal para corrigir erros em certidões de nascimento ou casamento.
“Pedimos que a população aproveite a campanha para regularizar os documentos. Isso facilita o acesso a serviços como emissão de RG, CPF e benefícios sociais”, explicou.
Além disso, as equipes estão preparadas para oferecer orientação individualizada com agilidade e segurança.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Felipe Bernardo Vital, a iniciativa alcança públicos que, muitas vezes, não têm acesso facilitado a serviços essenciais.
“Estamos preparados para garantir um atendimento eficaz e humanizado. A parceria com o CNJ e o TJRO nos permite chegar a comunidades que estavam invisíveis para o sistema”, afirmou.
Portanto, a campanha vai além da documentação: ela representa dignidade, cidadania e inclusão.
Para dar conta da demanda, o IICC/RO ampliou sua capacidade operacional, realizando atendimentos fixos e externos.Com isso, o Governo de Rondônia fortalece o compromisso com uma política pública de inclusão e acessibilidade para todos.