📍Brasil realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)
Neste sábado (10), ocorre em todo o país o Dia D de vacinação contra a gripe, ação promovida pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal antes da chegada do inverno. A campanha envolve unidades básicas de saúde (UBS) e pontos de vacinação em diversas cidades, com foco na imunização de grupos prioritários.
O objetivo é vacinar 90% do público-alvo, estimado em mais de 81,6 milhões de pessoas, entre crianças, idosos, gestantes e profissionais essenciais.
🌎Mobilização nacional com foco regional
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha ocorre simultaneamente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, por meio da cooperação entre governo federal, estados e municípios. Já na Região Norte, a vacinação será realizada no segundo semestre, devido ao início do inverno amazônico em período diferente do restante do país.
Foram distribuídas mais de 51,3 milhões de doses da vacina contra a gripe. A pasta destaca que essa mobilização marca a retomada do Dia D Nacional da Vacinação, como estratégia intensiva para alcançar as metas de cobertura vacinal.
👨👩👧👦Quem pode se vacinar contra a gripe?
A vacina é gratuita e indicada para mais de 20 grupos prioritários, com destaque para:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Gestantes e puérperas
-
Idosos com 60 anos ou mais
-
Trabalhadores da saúde e da educação
-
Profissionais dos Correios e do transporte coletivo
-
Povos indígenas, quilombolas e população em situação de rua
-
Pessoas com deficiência, comorbidades ou condições clínicas especiais
-
Militares e profissionais da segurança pública
-
Funcionários do sistema prisional e jovens em medidas socioeducativas
📊Casos de doenças respiratórias seguem em alta
De acordo com o último boletim InfoGripe da Fiocruz, o Brasil já notificou 45.228 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025. Desses, 42,9% foram causados por vírus respiratórios, como:
-
Vírus sincicial respiratório (38,4%)
-
Rinovírus (27,9%)
-
Covid-19 (20,7%)
-
Influenza A (11,2%)
-
Influenza B (1,6%)
O aumento de casos é mais expressivo entre crianças de até 2 anos, mas também há crescimento nas hospitalizações por influenza A entre adultos e idosos, segundo o Ministério da Saúde.
🧣Meta é ampliar proteção antes do inverno
Com a chegada das baixas temperaturas, o risco de transmissão de vírus respiratórios aumenta, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância da participação no Dia D de vacinação contra a gripe, como medida essencial de prevenção.




