O empreendedorismo feminino em Porto Velho tem sido uma força transformadora no desenvolvimento local. Com isso, a cidade sedia nesta sexta-feira (9) a III Feira da Mulher do Norte, das 7h às 15h, no Espaço Multieventos do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), com apoio da Prefeitura de Porto Velho.
Organizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, a feira chega à sua terceira edição consolidando-se como vitrine de produtos, serviços e talentos locais. Além disso, o evento fortalece a autonomia financeira das participantes, proporcionando visibilidade a empreendedoras de diversos segmentos.
Desde a primeira edição, o objetivo tem sido incentivar o protagonismo feminino, ampliar oportunidades de negócio e, sobretudo, contribuir para a independência econômica das mulheres.
De acordo com Lena Assis, diretora de Políticas Assistenciais para Mulheres, a iniciativa vai além do comércio. “Ela impulsiona o empreendedorismo feminino, gera empregos e contribui para um crescimento mais inclusivo. Muitas dessas mulheres desenvolvem soluções criativas para desafios sociais e ambientais”, explicou.
Além disso, a terceira edição traz uma novidade: a integração entre mães atípicas e mães típicas, que visa unir diferentes vivências e estimular a inclusão através do empreendedorismo.
A empreendedora Eliane Guatel, mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), participa pela primeira vez da feira. Segundo ela, o evento é mais que uma vitrine de produtos, é uma oportunidade de vida. “Depois de enfrentar uma depressão, comecei a empreender em 2021. Hoje, o que era terapia virou renda e realização”, afirmou.
Eliane trabalha com camisetas temáticas voltadas ao autismo e pessoas com deficiência. Ela destaca que seus produtos também são muito procurados por profissionais da saúde, da educação e familiares.
A jovem Lorrana Dias também marcou presença na feira. Ela atua nos segmentos de presentes e cosméticos e relatou ter começado com um investimento de apenas R$ 250. “Atualmente, vendo online e nas feiras. Já ampliei meu catálogo e fiz novas conexões. A Feira foi essencial para esse crescimento”, afirmou.
Com isso, a III Feira da Mulher do Norte confirma seu papel como ferramenta de fortalecimento econômico e social, incentivando cada vez mais mulheres a acreditarem no próprio potencial.
Por fim, Lena Assis convida a população para prestigiar o evento e, quem sabe, aproveitar a ocasião para adquirir um presente de Dia das Mães. “Comprar de uma mulher empreendedora é também uma forma de apoiar sonhos e gerar transformação local”, concluiu.