"
back to top
quinta-feira , 8 maio, 2025
TV 3.0 integrará internet, som imersivo e imagem de altíssima definição
TV 3.0 integrará internet, som imersivo e imagem de altíssima definição

Brasília — O novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, anunciou nesta quarta-feira (7) que o governo federal aguarda o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem à Rússia e China, para oficializar a implementação da TV 3.0, o novo padrão que integra televisão aberta e internet.

Durante cerimônia de posse na sede do ministério, em Brasília, o ex-ministro Juscelino Filho transmitiu o cargo a Siqueira e revelou que o decreto de regulamentação da TV 3.0 já está pronto para assinatura.

“Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica democrática que vai modernizar a televisão aberta no Brasil, reforçando seu papel gratuito e de qualidade,” afirmou Siqueira.

O que muda com a TV 3.0?

A TV 3.0 substituirá a tradicional escolha de canais por aplicativos que oferecerão conteúdos ao vivo e sob demanda, proporcionando uma navegação interativa. Entre as melhorias, destacam-se:

  • Imagem em até 8K;

  • Som imersivo de padrão cinematográfico;

  • Ferramentas de segurança e acessibilidade.

A tecnologia também permitirá conexão direta com serviços públicos e novos modelos de negócios, como publicidade interativa e comércio eletrônico via televisão.

Impacto na indústria e nos consumidores

A indústria brasileira terá o desafio de produzir novos equipamentos e conversores para viabilizar a integração entre os sinais abertos e a internet. A expectativa é que a transição gere oportunidades econômicas e aumente o acesso a tecnologias de ponta.

Apoio do presidente Lula

Em abril, Lula destacou a importância da TV 3.0:
“Esse sistema promoverá o casamento definitivo entre a TV aberta e a internet. Será um avanço que proporcionará imagens e sons de altíssima definição para toda a população brasileira,” declarou o presidente.

Inclusão digital e outros projetos

Na cerimônia, Siqueira reiterou seu compromisso com a inclusão digital e confirmou que manterá a equipe atual para acelerar entregas importantes, como:

  • Escolas Conectadas;

  • Expansão da rede 5G.

“Internet é hoje uma infraestrutura básica para educação, saúde, trabalho e cidadania. Investir em tecnologia é investir na qualidade de vida,” completou o ministro.

Graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, Frederico de Siqueira Filho possui mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, incluindo liderança na Oi e, recentemente, na presidência da Telebras.