"
back to top
sábado , 3 maio, 2025
Novo sistema de iluminação chega à Avenida Guaporé
Novo sistema de iluminação chega à Avenida Guaporé

Depois de anos na escuridão, a Avenida Guaporé, em Porto Velho, começa a receber um sistema moderno e seguro de iluminação pública. A Prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), iniciou a instalação do novo sistema no trecho entre o Hospital Cemetron e a rua Benedito Inocêncio.

Como a região sofre recorrentes furtos de cabos elétricos, será implementado um pacote inédito de proteção para resguardar o investimento público e assegurar iluminação contínua.

Segundo o prefeito Léo Moraes, o projeto traz soluções inovadoras: postes metálicos de alta resistência, fixados em sapatas de concreto produzidas pela própria Prefeitura. Além disso, toda a fiação será subterrânea e envolta em concreto, dificultando a ação criminosa.

“Estamos enfrentando um problema antigo com soluções modernas e eficientes. Esse novo modelo vai dificultar, e muito, a vida de quem insiste em sabotar os avanços da cidade. Vamos levar essa tecnologia para outras áreas críticas também”, destacou o prefeito.

A estrutura foi projetada para suportar tanto as intempéries quanto tentativas de furto. Os postes robustos só podem ser movidos por caminhões munck — veículos com capacidade de içamento pesado.

Inicialmente, o sistema funcionará como projeto piloto, com planos de expansão para outros bairros com histórico de vandalismo.

A nova fase da iluminação pública em Porto Velho une tecnologia, segurança e o compromisso com a transformação urbana. A cada rua revitalizada, a cidade torna-se mais segura, acolhedora e moderna.

“Porto Velho não pode mais conviver com a escuridão. Estamos iluminando a cidade com responsabilidade, inteligência e respeito pela população”, completou Léo Moraes.