Gino Paulucci Junior, presidente do conselho de administração da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), afirmou na segunda-feira (28.abr.2025) ao Poder360 que as tarifas impostas pelos Estados Unidos podem transformar a China em um problema comercial para o Brasil.
Segundo ele, as tarifas superiores a 100% cobradas pelos norte-americanos forçam o desvio do maquinário chinês para outros mercados. Com isso, os equipamentos — especialmente os agrícolas — podem invadir o mercado brasileiro.
“A China produz grandes volumes de tratores e implementos agrícolas. Se precisarem desovar produtos prontos ou quase finalizados, vão entrar chutando o balde, como se diz no campo”, destacou Paulucci Junior.
Presença chinesa cresce nas feiras brasileiras
A declaração ocorreu durante a Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada de 28 de abril a 2 de maio.
Paulucci Junior observou que a presença chinesa nas feiras brasileiras aumenta a cada ano:
“Em todas as feiras que organizamos — de máquinas e ferramentas, mecânica ou plástico — o número de expositores chineses cresce. Isso não começou agora, é uma tendência natural”, afirmou.