Adoção responsável de animais é destaque em campanhas da GoldeN
Adoção responsável de animais é destaque em campanhas da GoldeN

Adoção responsável cresce nos lares brasileiros

Os pets são companheiros afetuosos e cativantes. Não à toa, os brasileiros demonstram uma paixão crescente por seus animais de estimação. Segundo uma pesquisa conduzida pela GoldeN em parceria com o Opinion Box, 80% dos pets que vivem em lares brasileiros foram adotados. Esse dado reforça o avanço da adoção responsável de animais no país.

Diversas formas de acolhimento animal

O estudo revelou que os tutores brasileiros encontram maneiras variadas de acolher um pet.
Além disso, 37% conheceram seu animal por meio de amigos ou familiares.
29% optaram por resgatar diretamente das ruas, enquanto 21% procuraram ONGs ou abrigos.
Dessa forma, a adoção acontece de modo acessível e diversificado.

Muitos tutores (36%) afirmaram que cresceram em famílias que já adotavam animais, o que influencia positivamente a decisão de adotar. Por consequência, 90% dos entrevistados disseram que adotariam novamente no futuro.

Adaptação e desafios após a adoção

Adotar um animal é um ato de amor, mas requer comprometimento. Portanto, é importante considerar os desafios envolvidos.
A principal dificuldade relatada por 26% dos tutores foi a adaptação ao novo lar. Por outro lado, 22% citaram gastos inesperados como obstáculo.

Ainda assim, 57% das pessoas acreditam que incentivos financeiros e acesso a consultas veterinárias tornariam a adoção mais fácil.
Apesar desses desafios, 41% afirmaram não ter enfrentado qualquer dificuldade após o processo de adoção.

GoldeN lidera campanhas e mobilização nacional

Mesmo com o crescimento da adoção, muitos animais ainda aguardam por um lar. Pensando nisso, a GoldeN tem liderado diversas iniciativas para promover a adoção responsável de animais.

Um exemplo simbólico aconteceu em abril, no Rio de Janeiro: o Cristo Redentor foi iluminado com a imagem de um cão sendo abraçado, promovendo um forte apelo visual em prol da causa.

Segundo Felipe Mascarenhas, head de marketing da GoldeN, “o abraço do Cristo em um pet representa um gesto simbólico, capaz de tocar o coração da sociedade brasileira”.

Impacto social das ações da GoldeN

A pesquisa também apontou que ajudar um animal abandonado é o principal motivo para a adoção, segundo 50% dos entrevistados.
Com isso, a GoldeN intensificou seu apoio a instituições, doando 27 toneladas de alimentos para ONGs que cuidam de 600 pets no Rio de Janeiro.

Além disso, a marca organizou eventos de adoção em São Paulo e no Rio, que resultaram na adoção de 30 animais. Em breve, Porto Alegre também sediará uma nova edição da iniciativa.

Parcerias e projetos que salvam vidas

O Instituto PremieRpet, braço social da marca, mantém uma rede de apoio a organizações em todo o país.
Entre os projetos de destaque, está o “Medicina Veterinária de Abrigos”, que proporciona suporte técnico e capacitação para ONGs.
Como resultado, cerca de 5 mil animais já foram resgatados com apoio dessas ações.