O Papa Francisco realizará sua primeira aparição pública desde que foi internado, neste domingo (23), informou a Sala de Imprensa da Santa Sé neste sábado (22). O pontífice expressou o desejo de aparecer em uma janela do Hospital Gemelli, em Roma, no início da tarde (horário local), para saudar e conceder bênção aos fiéis.
O momento será transmitido ao vivo, às 8h da manhã (horário de Brasília), pelas redes sociais oficiais do Vaticano, com comentários disponíveis em português.
Estado de saúde do Papa Francisco
Francisco está internado há mais de um mês no Hospital Gemelli devido a uma pneumonia. Desde a internação, apareceu publicamente apenas uma vez, em uma foto divulgada pelo Vaticano.
A realização do evento deste domingo dependerá da evolução do estado de saúde do pontífice, que apresentou melhoras nos últimos dias. O Papa não necessita mais de suporte respiratório contínuo, no entanto, terá que “reaprender a falar” devido ao longo período de uso de oxigênio de alto fluxo.
Histórico recente de saúde
Desde que assumiu o papado em 2013, Francisco enfrentou diversos problemas de saúde. Nos últimos anos, precisou adiar compromissos oficiais ou repousar por dores no joelho e quadril, além de passar por cirurgia abdominal.
Em 2023, o pontífice passou três noites hospitalizado em março devido a uma bronquite, recuperando-se após tratamento com antibióticos. Em dezembro, outra crise de bronquite o impediu de participar da COP28 em Dubai, a conferência anual sobre o clima promovida pelas Nações Unidas.
Em 14 de fevereiro deste ano, Francisco voltou ao hospital com bronquite, que evoluiu para infecção polimicrobiana e, posteriormente, pneumonia bilateral. Sua internação atual já ultrapassa cinco semanas.
Como acompanhar a aparição do Papa
- Data: Domingo, 23 de março
- Horário: 8h (horário de Brasília)
- Local: Hospital Gemelli, Roma
- Transmissão: Ao vivo pelas redes sociais oficiais do Vaticano, com comentários em português.