Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025 - TVDOPOVO.COM
back to top
sexta-feira , 4 julho, 2025
Inscrições CNU 2025: Como Identificar e Evitar Sites Falsos?
Inscrições CNU 2025: Como Identificar e Evitar Sites Falsos?

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) emitiu um alerta nesta quarta-feira (19) sobre sites falsos que estão circulando na internet como supostas plataformas de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), prevista para agosto de 2025. No entanto, as inscrições ainda não estão abertas.

Os sites fraudulentos representam um risco significativo para os candidatos, podendo resultar no roubo de dados pessoais e cobranças indevidas por inscrições inexistentes.

Medidas contra fraudes

Para combater esse tipo de golpe, o MGI afirmou que está trabalhando em parceria com o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR) para identificar e remover essas páginas falsas da internet.

Essa é a segunda vez que o ministério faz um alerta sobre tentativas de fraude relacionadas ao maior certame já realizado no país. A orientação oficial está fixada nas redes sociais do órgão.

Futuro concurso

Em fevereiro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou a realização de um novo concurso unificado. No entanto, o edital ainda não foi publicado e deve ser divulgado nas próximas semanas.

O edital é o documento oficial que regula um processo seletivo, informando datas, requisitos, cargos e demais instruções. Portanto, sem ele, não é possível haver inscrição para o certame.

Ainda assim, golpistas têm se aproveitado da espera pelo novo concurso para divulgar páginas falsas que oferecem inscrições fraudulentas.

Como se proteger

Para evitar cair em golpes, o MGI reforça que as informações sobre a nova edição do CNU serão divulgadas exclusivamente nos canais oficiais do governo.

As pessoas interessadas em participar do concurso devem sempre verificar a autenticidade das informações diretamente no site oficial e nas redes sociais do MGI.

“A segurança começa com a informação correta!”, destacou o ministério.

Como denunciar sites falsos

Os cidadãos que identificarem tentativas de fraude podem denunciar por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, o Fala.BR. Para isso, basta acessar o site, clicar no ícone de denúncia e preencher o formulário online.

O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acessado mediante login com CPF e senha do portal Gov.br.

Penalidades para fraudadores

A legislação brasileira prevê pena de reclusão de 4 a 8 anos, além de multa, para quem praticar fraudes eletrônicas utilizando dados fornecidos pelas vítimas ou coletados por meios enganosos, como redes sociais, e-mails fraudulentos ou ligações telefônicas.

Caso a fraude seja cometida contra idosos ou pessoas vulneráveis, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Enem dos Concursos

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, realizada em 2024, registrou 2,1 milhões de inscrições confirmadas. Quase 1 milhão de candidatos compareceram às provas, aplicadas em dois turnos, no dia 18 de agosto, em 228 cidades do Brasil.

O certame disponibilizou 6.640 vagas em 21 órgãos e entidades do governo. Atualmente, cerca de 13,2 mil aprovados aguardam na lista de espera.

A nova edição do concurso ainda não tem uma data oficial de realização, nem confirmação dos órgãos participantes.

Fique atento!

O CNU é uma oportunidade importante para quem busca ingressar no serviço público, mas é essencial estar atento a golpes. Para evitar fraudes, siga apenas informações dos canais oficiais do MGI e nunca faça pagamentos para sites desconhecidos.