Desenrola Rural: Programa do Governo Renegocia Dívidas de 1,35 Milhão de Agricultores - TVDOPOVO.COM
back to top
quarta-feira , 16 julho, 2025

Desenrola Rural: Programa do Governo Renegocia Dívidas de 1,35 Milhão de Agricultores

Programa do governo federal beneficia agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas com condições especiais de pagamento.

0
356

A partir desta segunda-feira (24), o governo federal inicia o Desenrola Rural, um programa de renegociação de dívidas voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e outros povos tradicionais. A iniciativa contemplará cerca de 1,35 milhão de pessoas com débitos bancários e na Receita Federal, proporcionando condições especiais para regularização financeira.

Como funciona o Desenrola Rural?

Inspirado no Desenrola Pequenos Negócios, que já beneficiou milhares de microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas, a nova modalidade busca apoiar pequenos produtores rurais que enfrentam dificuldades financeiras. Com isso, o programa permite a retomada de investimentos e a continuidade da produção no campo.

Os agricultores que desejam aderir ao Desenrola Rural devem possuir um dos seguintes tipos de débitos:

Condições especiais e prazos

Os descontos e as condições de pagamento variam conforme o tipo de dívida. No entanto, a adesão ao programa pode ser feita até 31 de dezembro de 2024. Agricultores interessados devem acessar os canais oficiais da Receita Federal, PGFN, instituições financeiras ou o Incra para mais informações.

Impacto econômico e social

De acordo com um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA):

O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a relevância do programa para fortalecer a economia rural:

“O Desenrola Pequenos Negócios foi um sucesso, e acredito que medidas como essa nos ajudam a superar desafios e garantir investimentos na produção.”

Com essa iniciativa, o governo federal busca impulsionar a agricultura familiar e contribuir para o crescimento econômico no campo. A expectativa é que o programa beneficie milhares de famílias, promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento sustentável no setor rural.