Cadeira de rodas inovadora pode ser controlada com as costas - TVDOPOVO.COM
back to top
domingo , 6 julho, 2025

Dirigir uma cadeira de rodas tradicional pode ser cansativo, exigindo que o usuário ajuste constantemente a direção ao mover-se, especialmente em superfícies inclinadas.

Uma nova cadeira de rodas inteligente desenvolvida pelos pesquisadores Reto Togni e Stefan Villiger, da ETH Zürich, promete resolver esses problemas de forma inovadora, utilizando encosto móvel para direcionar as rodas dianteiras.

As cadeiras de rodas convencionais têm rodas dianteiras giratórias que, embora permitam manobras, não mantêm direção firme. Isso leva os usuários a compensarem continuamente a inclinação, resultando em esforço excessivo nos braços e ombros.

Nova cadeira de rodas permite que usuário fique menos cansado

Togni e Villiger estão comercializando a cadeira por meio da Versive, empresa derivada da ETH Zürich, e esperam lançar o produto até meados de 2027. Togni expressou entusiasmo pelas vantagens que a nova ideia oferece, destacando sua simplicidade e eficácia.

“Ainda há momentos em que somos praticamente levados pelo chão pela simplicidade da nossa ideia”, disse Togni. Abaixo, um vídeo que demonstra como a cadeira de rodas pode ser controlada: