Polícia Federal combate contrabando de vinhos provenientes da Argentina

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cariacica e Viana, no Espírito Santo

0
78

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26/6), a Operação Filoxera, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Vitória (ES), decorrentes de investigação de contrabando de vinhos provenientes da Argentina, trazidos ao Espírito Santo para serem comercializados sem autorização do Ministério da Agricultura, sem selo de controle da Receita Federal e sem rótulos nacionais.

A operação teve início após o compartilhamento de investigação realizada pela delegacia de defesa do consumidor, da Polícia Civil/ES. Foi relatado que o comércio dos produtos era realizado por meio de redes sociais. A empresa investigada não apresenta autorização para importação de vinho pelos órgãos responsáveis.

Durante as investigações, os policiais federais identificaram que os vinhos comercializados no Espírito Santo eram adquiridos na Argentina e encaminhados para Foz do Iguaçu, de onde seguiam para São Paulo, onde uma transportadora capixaba, alvo da investigação, recebia a mercadoria e destinava os produtos ao ES, com notas fiscais ideologicamente falsas, para dar aparência de legitimidade às mercadorias.

Os mandados de busca foram cumpridos em Cariacica e Viana, no Espírito Santo, no endereço residencial de responsável pelo comércio dos vinhos e na transportadora.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão nos endereços investigados foram apreendidos celulares e documentos relacionados à investigação.