segunda-feira , 17 junho, 2024
Início Destaque Novo Shazam? YouTube Music identificará músicas cantadas por você; entenda

Novo Shazam? YouTube Music identificará músicas cantadas por você; entenda

Em fase de testes, ferramenta foi liberada, por ora, apenas para Android

67

De acordo com relatório do 9to5Google, site especializado em novidades de produtos Google, o YouTube Music começou a testar uma ferramenta que permite aos usuários cantarolarem uma música para procurá-la — sistema parecido com o conhecido Shazam, da Apple. Não apenas reconhecimento de voz, o software deverá também identificar a melodia via instrumentos, ou seja, você poderá tocar em um violão, por exemplo, que a plataforma fará a busca.

  • O software está em fase de testes desde março;
  • Para usar o novo sistema de busca, basta clicar na lupa no canto superior direito e selecionar o ícone de onda. Em seguida, cantar a música;
  • Uma página de resultados em tela cheia deverá exibir o nome da música, o artista, o álbum, o ano de lançamento e outros dados importantes sobre o hit;
  • Embora lembre o Shazam, o software se baseia no recurso Now Playing do Pixel, que usa IA para “combinar o som com a gravação original”.

O teste para a nova ferramenta está disponível na atualização da versão 7.02 do YouTube Music para Android. Não há informações sobre a disponibilidade do teste para o iOS, nem um lançamento oficial para ambos os sistemas operacionais.

Vale lembrar que o Google lançou uma ferramenta semelhante em 2020, mas focada em pesquisas de músicas em sua página principal: é o Hum to Search.

Para usar o recurso você pode cantarolar, assobiar ou cantar de 10 a 15 segundos da música após tocar no ícone do microfone na barra de pesquisa do Google do seu celular e dizer “que música é essa” ou “pesquisar uma música”. Você também pode perguntar ao Assistente (Ok Google) “que música é essa?”.

O aplicativo regular do YouTube também oferece um suporte semelhante desde o ano passado (ao clicar no microfone, o dispositivo compreende a busca por voz).