CASCAVEL: Cooperativas de catadores de recicláveis assinam os contratos de prestação de serviços com a Prefeitura

52

Com a chegada do Dia Mundial da Reciclagem, lembrado em 17 de maio, a Prefeitura de Cascavel dá um grande motivo para os profissionais que desempenham um trabalho essencial de sustentabilidade no Município tenham mais motivos para celebrar.

Já estão sendo assinados os contratos de prestação de serviços com as cooperativas e associações de recicláveis na cidade. Anteriormente, as instituições recebiam somente o valor do rateio das reciclagens, mas com o contrato as seis cooperativas/associações que realizam o trabalho na cidade agora passam a ser prestadoras de serviço.

O valor do contrato é de mais de R$ 1,3 milhão pelo período de um ano, que será utilizado pelas seis instituições. Essa parceria marca um momento histórico para Cascavel, que avança nas políticas ambientais e na valorização dos trabalhadores da área. O trabalho consiste na coleta e triagem dos recicláveis.

O Município cede ainda os espaços, com os seis Ecopontos: Quebec, Santa Cruz, Cascavel Velho, Melissa, Brasília e Manaus. Os barracões são totalmente equipados, com infraestrutura de excelência para auxiliar na triagem e compactação dos recicláveis. Caminhões também foram cedidos às cooperativas.

No contrato, a tonelada processada terá o valor entorno de R$ 290. A ação visa estimular ainda mais a reciclagem em Cascavel.

Antes da assinatura dos contatos, o Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza uma reunião com os cooperados para esclarecer os pontos da prestação de serviços.