Preços da batata, cenoura e alface registram queda em março, segundo Conab

Dados são do 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro

83

Os preços da batata começaram a ceder nos principais mercados atacadistas do País, informou, nesta terça-feira (16/4), a  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em março de 2024, a média ponderada das cotações desse tubérculo teve queda de 21,14%, em relação à registrada em fevereiro passado, e a maior redução foi verificada na Central de Abastecimento (Ceasa) do Distrito Federal (- 61,81%), seguida da Ceasa Rio de Janeiro (-32,02%) e da Central de Pernambuco (- 22,81%). Os dados estão no 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia.

Os menores preços da batata foram verificados pela maior oferta do produto e aconteceram mesmo com a elevada pressão de demanda, impulsionada pelos pratos típicos da quaresma, em particular, a Semana Santa. O boletim ainda mostra que esse movimento de queda continua nas primeiras semanas de abril.

Para a alface também foi verificada uma média ponderada negativa em relação à média de fevereiro (-14,11%), influenciada pelo comportamento do preço na Ceasa em São Paulo, onde os preços caíram 28,0%. Outra Central que apresentou redução no preço da alface foi a do Distrito Federal (- 60,0%). A cenoura também ficou mais barata no último mês nos principais mercados atacadistas. Queda influenciada pela maior oferta da raiz nos entrepostos. Em março houve aumento na quantidade do produto no mercado de 8,3% em relação a fevereiro e 9,8% em relação a janeiro.

Frutas – Para a maçã, não houve grandes variações de preços, já que a oferta esteve controlada pelas companhias classificadoras das frutas, sendo as maçãs médias e grandes as preferidas pelos consumidores. Ainda assim, a quantidade comercializada aumentou na maioria dos entrepostos atacadistas influenciando na leve queda dos preços de 2,42%, ao considerarmos a média ponderada.

Exportações – No acumulado do primeiro trimestre de 2024, o volume total enviado ao exterior foi de 239,4 mil toneladas, queda de 5,88% em relação ao primeiro trimestre de 2023, e o faturamento foi de U$S 284,7 milhões (FOB), superior 12,31% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e de 25,61% em relação ao mesmo período de 2022.

Metodologia – Nesta edição, o destaque do Boletim traz o início dos trabalhos da Conab, junto às Centrais de Abastecimento brasileiras, a fim de atualizar a publicação “Diagnóstico dos Mercados Atacadistas de Hortigranjeiros”, que teve a primeira versão divulgada em 2009.

“O documento busca demonstrar a importância das Ceasas como instrumento de abastecimento da população e o fortalecimento da agricultura brasileira, em especial a de pequeno porte e de base familiar. A revisitação dos temas da análise realizada em 2009, bem como a inclusão de novos itens na pesquisa, contribuirá para a abordagem atualizada e em sintonia com as demandas do momento e das expectativas de futuro”, pondera Juliana Torres, gerente de Produtos Hortigranjeiros da Conab.

Para elaboração do documento, serão realizadas entrevistas, bem como a aplicação de dinâmicas para prospecção de dados (podem ser realizadas por meios digitais, telefone ou presenciais), levantamentos literários, consultas públicas e registros fotográficos. As atividades terão início no dia 24 de abril, pelo Mercado do Produtor de Juazeiro na Bahia, com previsão de final do trabalho de campo para dezembro deste ano. A expectativa é que a publicação seja divulgada no primeiro semestre de 2025.

Outras informações sobre este trabalho da Companhia, bem como as informações completas sobre a comercialização de frutas e hortaliças no setor atacadista podem ser encontradas no boletim publicado na página da Companhia. Os dados estatísticos da Conab são levantados em dez Centrais de Abastecimento do país.