Fim de semana terá muita chuva em 3 regiões do Brasil; confira previsão

Extremos do país estão sofrendo com temporais, o que deve se entender por sábado (13) e domingo (14)

137

De acordo com previsão do Climatempo, o fim de semana será de muita chuva no Sul, Norte e Nordeste do Brasil. As regiões já vinham sofrendo com temporais nas últimas semanas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o aquecimento do Oceano Atlântico, que colaboram para o isolamento das nuvens carregadas.

  • Segundo o G1, a meteorologista Maria Clara Sassaki explicou que uma área de alta pressão está dificultando o avanço e a formação de nuvens carregadas, prendendo as instabilidades nos extremos do Brasil;
  • O cenário favorece então a chuva persistente nas áreas mencionadas;
  • Isso ocorre no Norte e Nordeste devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o aquecimento do Oceano Atlântico;
  • Já no Sul, segundo o Climatempo, o acumulado de chuva acontece pelo bloqueio atmosférico, forte fluxo de umidade vindo da faixa norte e ventos vindos do mar, que contribuem para a formação de nuvens e tempo instável.

No caso do Sudeste, a chuva deve ocorrer em áreas mais próximas ao litoral, especialmente faixa leste de São Paulo, litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Goiás, Minas Gerais e São Paulo devem ter pouca ou nenhuma chuva nos próximos dias.

No Centro-Oeste há possibilidade de chuvas pontuais que podem ser de forte intensidade. Não há previsão de frente fria.

Vale destacar que, com a previsão de fortes chuvas nas regiões mencionadas, aumenta o alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos no Norte e Sul do país.

onforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), áreas no norte do Pará e norte do Amazonas tem risco moderado para deslizamentos neste fim de semana.

O mesmo vale para região metropolitana de Porto Alegre e de Florianópolis, no Sul. Para o litoral sul de Santa Catarina, o Cemaden divulgou um alerta de risco alto de deslizamentos.