sexta-feira , 24 maio, 2024
Início Destaque Meta cria nova medida de segurança para barrar nudez no Instagram

Meta cria nova medida de segurança para barrar nudez no Instagram

Empresa quer proteger menores de idade contra exploração sexual e abuso de imagens íntimas

86

O Instagram vai testar uma nova medida de segurança que desfoca imagens contendo nudez enviadas pelo Direct. O anúncio foi feito pela Meta nesta quinta-feira, 11, com o objetivo de proteger adolescentes “contra a extorsão sexual e o abuso de imagens íntimas”.

  • O Instagram vai testar um novo recurso que desfoca imagens contendo nudez enviadas pelo Direct;
  • A medida visa proteger adolescentes “contra a extorsão sexual e o abuso de imagens íntimas”, conforme divulgado pela Meta;
  • O recurso vai ser ativado automaticamente para usuários menores de 18 anos, e adultos também serão encorajados a utilizá-lo;
  • A Meta também quer implementar criptografia nas mensagens do Instagram, como no WhatsApp e Messenger;
  • O anúncio foi publicado pela empresa nesta quinta-feira, 11.

Imagem para ilustrar tutorial sobre o Instagram

De acordo com a empresa, o recurso de proteção para o Instagram Direct vai contar com aprendizado de máquina para analisar se uma imagem recebida na caixa de mensagens contém nudez. A medida vai ser ativada automaticamente para usuários menores de 18 anos, e adultos também serão incentivados a ativá-la.

Novas medidas de segurança incluem criptografia no Instagram Direct

A medida vem em meio a uma série de alegações nos Estados Unidos e na Europa apontando a plataforma como viciante e responsável por alimentar problemas de saúde mental entre a população mais jovem, conforme divulgado pela Reuters. Em janeiro, a Meta anunciou novas medidas para ocultar conteúdos sensíveis, como suicídio, automutilação e distúrbios alimentares.

Meta

A empresa ainda disse que está desenvolvendo uma tecnologia que vai ajudar a identificar contas potencialmente envolvidas em golpes de sextorção (extorsão sexual), e afirmou estar testando novas mensagens pop-up para usuários que possam ter interagido com essas contas.

A empresa também anunciou que quer implementar criptografia nas mensagens do Instagram, presente no Messenger e no WhatsApp. “Como as imagens são analisadas no próprio dispositivo, a proteção contra nudez também funcionará em bate-papos criptografados de ponta a ponta, onde a Meta não terá acesso a essas imagens – a menos que alguém decida denunciá-las para nós.”