O que fazer em um temporal? Confira dicas para manter-se seguro

Temporal à vista: Saiba como se preparar e agir diante de tempestades com raios e chuvas intensas.

88

Com a temporada de chuvas se aproximando, é muito importante estar preparado para enfrentar tempestades e raios. Pensando nisso, reunimos aqui uma série de dicas essenciais para garantir sua segurança e a de sua família durante temporais.

1. Esteja ciente dos perigos

Antes de tudo, é importante compreender os perigos associados aos temporais, especialmente em regiões propensas a raios. Os raios podem causar danos severos e até mesmo fatais. Além disso, as tempestades podem resultar em inundações, quedas de árvores e cortes de energia elétrica.

2. Mantenha-se informado

Acompanhe regularmente as previsões meteorológicas para estar ciente de possíveis temporais em sua região. Esteja atento aos avisos e alertas emitidos pelas autoridades locais e siga as instruções fornecidas para garantir sua segurança.

3. Busque abrigo adequado

Quando uma tempestade se aproximar, procure imediatamente um abrigo seguro. Evite áreas abertas e desprotegidas, como campos, praias e estacionamentos. Opte por ambientes fechados, como casas, prédios comerciais ou veículos.

4. Proteja-se dos raios

Caso esteja ao ar livre durante uma tempestade com raios, evite se posicionar próximo a objetos altos, como árvores e postes, que possam atrair descargas elétricas. Se estiver dentro de um veículo, mantenha as janelas fechadas e evite contato com partes metálicas.

5. Evite atividades perigosas

Durante um temporal, evite realizar atividades que possam aumentar o risco de acidentes, como soltar pipas, andar de bicicleta ou operar equipamentos elétricos ao ar livre. Mantenha-se em locais seguros até que a tempestade passe.

6. Tenha um plano de emergência

Esteja preparado para lidar com emergências, como quedas de energia elétrica ou inundações. Tenha à mão um kit de primeiros socorros, lanternas, alimentos não perecíveis e água potável. Além disso, certifique-se de que todos os membros da família saibam como agir em caso de uma situação de risco.