Projeto Viva Bem incentiva a prática de exercícios físicos em Porto Velho

São mais de 450 alunos em dois polos da capital

85

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para manter uma vida saudável. Os benefícios vão além da estética, contribuindo para a melhoria da saúde física e mental. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), desenvolve o Projeto Viva Bem.

O projeto Viva Bem surgiu para incentivar as pessoas a se exercitarem regularmente. As aulas acontecem em dois polos na capital, na Vila Olímpica Chiquilito Erse, com a professora Isa Dias, e no Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), onde as atividades são com a professora Josy Costa, que ajudam a incluir atividades físicas na rotina diária.

São mais de 450 alunos que praticam durante a semana aulas gratuitas de pilates, hidroginástica, funcional, step, jump, alongamento e ritmos. O projeto tem dado resultado e transformado a vida de alunos que lutavam contra o sedentarismo, por uma qualidade de vida e, principalmente, autoestima nas alturas.

As aulas acontecem em dois polos na capital

Quem participa tem uma vida mais equilibrada e com melhoras na saúde, como é o caso de Aldenir Maria dos Santos, 58 anos de idade, que participa do projeto há um ano, e tem percebido as mudanças. “Esse projeto tem me ajudado a fortalecer meus músculos, prevenir doenças, controlar o peso e, principalmente, aumentado a minha sensação de bem-estar. Eu estou muito feliz em participar, agradeço muito a Prefeitura por essa oportunidade”, disse.

A atividade física regular pode trazer diversos benefícios como a prevenção de doenças, melhoras na disposição física, no humor, além de fortalecer a musculatura do corpo. Pensando nisso, Livania Leite, de 70 anos, procurou o projeto para cuidar da saúde e participando das ações do Viva Bem. “Eu participo do projeto há mais de ano. Aqui sou feliz, porque a atividade física faz bem para o corpo e a alma. Quando não venho, sinto muita falta”, destaca.

A atividade física regular pode trazer diversos benefícios

Sebastiana Lopes, 55 anos, ficou sabendo do projeto através de amigas há mais de um ano e meio, e agora com a saúde restabelecida devido às atividades, incentiva outras mulheres a participarem. “Esse é um projeto que transforma vidas, a minha foi transformada, e agora convido também outras mulheres a participarem. Tenho certeza que quem entra não quer mais sair”, conclui.

De acordo com a secretária da Semes, Ivonete Gomes, em 2024 o projeto foi pensado para poder atender muitos alunos, entre as mudanças já acrescentadas está a aula de hidroginástica no Parque Aquático Vinícius Danin. “A Prefeitura de Porto Velho, investiu nos últimos anos na ampliação do Programa Qualidade de Vida, que inclui o Projeto Viva Bem. Esse é um projeto que muda vidas, a prática esportiva e o lazer se completam. Investimos no Viva Bem porque queremos fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.