Com maior frota própria de transporte escolar do país, Prefeitura de Porto Velho transporta mais de 6.300 alunos por dia

São 160 ônibus, que rodam mais de 15 mil quilômetros todos os dias para levar e trazer as crianças da escola

84

Para enfrentar o grave problema da falta de transporte escolar, a Prefeitura de Porto Velho optou em adquirir novos ônibus e contratar motoristas e monitores. Hoje, o município possui a maior frota própria do país, com 160 veículos, que percorrem diariamente mais de 15 mil quilômetros, para conduzir os mais de 6.300 estudantes em 178 rotas/itinerários, contemplando 56 escolas. A Prefeitura investiu cerca de R$ 33 milhões para a aquisição da frota.

“Foi uma decisão ousada e que se revelou acertada. Fazíamos a contratação de empresas para realizar esse serviço, mas não atendiam a contento e isso gerava muitos transtornos e prejuízos aos alunos. Com a frota própria e profissionais contratados, estamos assegurando o direito de ir e vir dos estudantes, evitando a baixa frequência e a evasão escolar”, explicou o prefeito Hildon Chaves.

Além da zona rural do distrito sede, o programa Caminho Certo atende também aos distritos de Rio Pardo, Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Nova Mutum, Abunã, Vista Alegre do Abunã, extrema e Nova Califórnia, além do Assentamento Joana Darc, Reassentamento Santa Rita e Vila da Penha.

Treinamento contou com 426 participantes

Formação

Os motoristas e monitores que integram o programa Caminho Certo foram capacitados para oferecer um serviço de transporte escolar qualificado. A Prefeitura promoveu o Encontro Municipal de Motoristas e Monitores do Transporte Escolar, com a participação de 167 motoristas, 167 monitores, 54 gestores escolares, 38 técnicos da Semed e convidados, totalizando 426 participantes.

No treinamento foram abordadas estratégias sobre direção defensiva, orientação sobre a segurança dos estudantes, entre outros pontos. O transporte escolar atende 27 Conselhos Escolares compostos por 56 escolas, sendo: 36 escolas municipais e 20 escolas estaduais. As escolas estaduais são atendidas pelo município através de convênio com o Governo do Estado (Programa Ir e Vir).