População de Rondônia é a 2ª do país com menos acesso à água encanada, aponta IBGE

De acordo com o censo do IBGE, 740 mil rondonienses vivem sem água encanada. No município de Vale do Paraíso, no Norte de Rondônia, quase toda a população vive sem água encanada.

61

Em Rondônia, quase metade da população não tem acesso à água encanada, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23). O indicador coloca o estado na 2ª posição entre os estados do país com menos acesso à rede geral de distribuição de água.

De acordo com o censo, 740 mil rondonienses vivem sem água encanada: o número corresponde a 46% do total de domicílios no estado.

O único estado pior que Rondônia com relação ao indicador é o Amapá, onde 50,1% da população moram em residências que não têm acesso à rede geral de distribuição de água.

No município de Vale do Paraíso, no Norte de Rondônia, quase toda a população vive sem água encanada. Além dele, outros dois município possuem mais de mais de 90% dos domicílios sem ligação com a rede geral de distribuição de água:

  • Governador Jorge Teixeira: 94,6% dos domicílios sem água encanada;
  • São Francisco do Guaporé90,7% dos domicílios sem água encanada.

Por outro lado, os municípios que se destacam na distribuição de água são:

  • Vilhena tem a menor proporção de moradias sem acesso à rede de água: 5,4%;
  • Cacoal: onde 17,5% dos domicílios não têm acesso à água encanada;
  • Pimenta Bueno: 20,4%, dos domicílios não têm acesso à água encanada.

Já entre os domicílios que possuem água encanada, a grande maioria (97,8%) opta por utilizar outra forma de abastecimento, como poços profundos ou rasos.