Nasa procura candidatos para participar de simulação de vida em Marte

78

Já imaginou contar para o mundo como é viver em outro planeta? A Nasa vai permitir que alguns sortudos participem de um projeto bem especial, que será a simulação da vida em Marte. As inscrições já estão abertas, mas há alguns critérios para concorrer a uma das vagas.

A ideia é simular como é viver por um ano na superfície de Marte. A Nasa quer ajudar os cientistas da agência a entender um pouco mais como seria a exploração humana do planeta. E para que essa simulação fosse possível, foi criado um habitat impresso em 3D de 157m² localizado no Johnson Space Center da Nasa em Houston, no estado americano do Texas.

As pessoas podem se candidatar até o dia 2 de abril, mas infelizmente o processo seletivo é válido somente para quem mora nos Estados Unidos. Caso você seja um brasileiro residente no país, pode se aventurar nessa experiência única!

Como vai funcionar

A iniciativa faz parte do programa CHAPEA (Simulação de Exploração de Saúde e Desempenho de Tripulação, em inglês), e representa a segunda de uma série de três missões planejadas em Terra para replicar as condições e desafios enfrentados por astronautas em Marte.

O habitat impresso receberá um grupo de quatro voluntários, selecionados por um time exclusivo da agência espacial norte-americana.

Esses mesmos recrutadores acompanharão os voluntários e esperam ganhar insights valiosos sobre a dinâmica da exploração humana em Marte, contribuindo assim para o planejamento de futuras missões reais ao planeta.

Os critérios para participação

Os critérios para seleção são rigorosos e, segundo a Nasa, foram pensados para não oferecer risco aos participantes.

Os candidatos devem ser cidadãos ou residentes permanentes dos Estados Unidos, com idades entre 30 e 55 anos, não fumantes e proficientes em inglês para manter uma comunicação eficaz.

Além disso, é necessário possuir uma pós-graduação em um campo relacionado, como engenharia, matemática, biologia, física ou ciência da computação, com pelo menos dois anos de experiência profissional ou mil horas de pilotagem de aeronaves.

Mas não basta apenas atender aos requisitos técnicos acima. A Nasa procura indivíduos com um forte desejo por aventuras únicas e gratificantes, bem como um interesse genuíno em contribuir para os esforços da agência na preparação para a exploração humana de Marte.

Como se inscrever

O prazo para inscrições vai até 2 de abril de 2024, e os interessados podem se candidatar através do site oficial da CHAPEA, clicando aqui.

Os candidatos selecionados passarão por um processo que segue os padrões rigorosos da Nasa para candidatos a astronautas, com ênfase em habilidades técnicas, aptidão física e mental, além do comprometimento com os objetivos da missão.

A Nasa ainda destacou que candidatos com formação em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), medicina ou pilotos de aeronaves também serão considerados, desde que atendam aos requisitos de experiência profissional estabelecidos pela agência.

Esta é uma oportunidade sem igual, não é?