Vacina do Butantan contra dengue é eficaz e deve ser enviada à Anvisa neste ano; uso pode começar em 2025

Instituto desenvolve imunizante de dose única há mais de 10 anos. Eficácia é quase igual a encontrada nos ensaios clínicos da vacina do laboratório japonês Takeda que o SUS vai aplicar neste ano, em duas doses.

70

A vacina do Instituto Butantan contra a dengue está próxima de alcançar um marco importante em seu desenvolvimento: há expectativa que os dados que atestam sua eficácia sejam enviados para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste ano e que a aplicação das primeiras doses ocorra ainda em 2025.

O acesso a uma nova vacina contra a doença ganha ainda mais importância no ano em que o aquecimento global e o El Niño contribuem para um novo surto da doença no país.

E além disso, o novo imunizante pode ampliar o atendimento da população, que terá neste ano poucas doses da vacina produzida pelo laboratório japonês Takeda.

Estudo em conclusão

Segundo o infectologista Esper Kallás, diretor do Butantan e primeiro autor do estudo que confirmou o rigor e a qualidade do trabalho realizado por pesquisadores de 16 centros brasileiros, o instituto está prestes a concluir os cinco anos de acompanhamento dos voluntários, e uma vez que esses dados estejam consolidados, será possível determinar a longevidade da proteção induzida pela vacina.

“Se tudo correr bem, devemos conseguir a aprovação definitiva em 2025. Já temos infraestrutura para produzir o imunizante no Butantan, embora ela ainda possa ser aprimorada, afinal, são quatro vacinas em uma”, disse à Agência Fapesp. 

Kallás também mencionou que o grupo tem a expectativa de apresentar um relatório à Anvisa no segundo semestre deste ano, visando obter o registro do imunizante.

Na quarta (31), o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deu até um prazo para conclusão dos trabalhos de desenvolvimento da vacina: o mês de setembro de 2024.

“E a gente está tentando antecipar esse cronograma. Vamos apresentar à Anvisa de maneira que no ano que vem a gente possa fabricar e fornecer”, anunciou o governador em entrevista à rádio CBN. 

Segundo confirmou o artigo da “New England”, a vacina contra a dengue do Butantan tem eficácia de 79,6%, bastante semelhante à Qdenga, com 80,2%.

A sua aplicação, porém, tem um diferencial bastante importante: será em dose única, o que traz várias vantagens.

Ela oferece, por exemplo, proteção rápida, sendo útil para viajantes e em casos de surtos, como o que estamos vivenciando agora. Além disso, uma única dose evita a necessidade de doses adicionais, simplificando a logística e aumentando a adesão à vacinação.

Até o momento, porém, os pesquisadores não sabem se quem tomou a vacina da Takeda poderá receber a do Butantan depois.

“A gente precisa gerar mais informações e é possível que a gente tenha que fazer um estudo algum dia sobre combinações de vacina”, disse Kallás ao Jornal Nacional.

Prédio do Butantan de produção da vacina da dengue. — Foto: Butantan

O caminho da produção

Atualmente, na produção da vacina, os vírus atenuados são cultivados em células derivadas de uma espécie de macaco. Depois, o material é purificado, formulado e liofilizado (transformando-o em pó). Um diluente então é preparado para ser adicionado ao pó durante a aplicação da vacina, uma tecnologia criada pelos pesquisadores do Butantan que facilita a distribuição do imunizante.

Mas isso só foi possível a partir de 2009, quando o instituto adquiriu a fórmula da vacina do Instituto Nacional de Saúde Americano (NIH), que vinha desenvolvendo testes iniciais.

Isso permitiu a produção e distribuição da vacina no Brasil, já que o NIH cedeu as patentes e os materiais biológicos das quatro cepas virais (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Já em 2018, o Butantan fechou um acordo com a farmacêutica MSD para compartilhar dados e acelerar os estudos e o registro do produto.

Os ensaios clínicos da vacina por sua vez ocorreram em duas fases: a primeira nos Estados Unidos (entre 2010-2012) e a segunda no Brasil (entre 2013-2015). Esses estudos mostraram que a vacina é segura e induz a produção de anticorpos contra os quatro sorotipos do vírus, o que justificou a continuidade das pesquisas.

🔬1️⃣ Segundo o Butantan, na fase 1 do ensaio clínico:

  • foi constatada uma taxa de 100% de geração de anticorpos em pessoas que já tiveram dengue
  • e outra taxa de 90% de geração de anticorpos em indivíduos que nunca haviam tido contato com o vírus

🔬2️⃣ Já fase 2 do ensaio, os voluntários receberam duas doses e foram constatadas:

  • 100% de taxa de soroconversão, ou seja, o início do desenvolvimento de anticorpos específicos, após a primeira dose em pessoas que já tiveram dengue
  • 92,6% de taxa de soroconversão em indivíduos que nunca foram infectados
  • e, além disso, 80% dos voluntários produziram anticorpos contra os quatro sorotipos.

🔬3️⃣ Por fim, agora na fase 3 do ensaio clínico (que ainda está sendo realizada), os dados mais recentes publicados mostraram:

  • 79,6% de eficácia geral
  • 89,2% de eficácia naqueles que já tinham contraído dengue
  • 73,6% de eficácia em quem nunca teve contato com o vírus

Fora isso, a Butantan-DV, como é chamada tecnicamente a vacina, também se mostrou altamente eficaz na redução do risco de contrair dengue sintomática causada pelos sorotipos 1 e 2 da doença.

O imunizante desenvolvido pelo Butantan é projetado para proteger contra os quatro tipos diferentes do vírus da doença. Durante o estudo, porém, somente os tipos 1 e 2 estavam em circulação no país. E a eficácia observada para prevenir a infecção por esses vírus foi de 89,5% e 69,6%, respectivamente.

Quem poderá tomar?

O imunizante, que também é tetravalente, deve proteger pessoas com e sem contato prévio com o vírus, como a Qdenga.

Essa sua imunogenicidade, ou seja, a capacidade da vacina de gerar uma resposta imune, foi analisada durante um ano por meio de testes de neutralização do vírus e se manteve alta em todos os participantes.

A vacina está sendo produzida com os quatro tipos do vírus da dengue atenuados, ou seja, enfraquecidos. A expectativa é que uma dose seja suficiente, já que, segundo os estudos, a dose adicional não induziu diferenças significativas.

Ainda de acordo com o estudo, as reações mais comuns à vacina foram leves, como dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea.

Os voluntários da pesquisa estão sendo avaliados por 5 anos. De acordo com o Instituto Butantan, esse período é importante para que seja garantida a segurança e imunogenicidade da vacina e envolve todos os voluntários do estudo, independentemente de pessoas infectadas ou não pelo vírus dengue.

Após o término do estudo de fase III, os dados serão analisados por uma comissão independente e só então o resultado dessa análise será submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que é essencial saber sobre a dengue:

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado e possui quatro sorotipos diferentes — todos podem causar as diferentes formas da doença;

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte;

Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas;

dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, é mais comum quando a pessoa contrai o vírus pela segunda vez;

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento;

Como evitar a dengue? O mais importante é não deixar água parada e acumulando por aí: o mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.