O Chromecast é muito mais útil do que parece: descubra 7 usos inusitados

Confira alguns recursos do Chromecast que nem todo mundo conhece

63

Google Chromecast pode mudar radicalmente a experiência que não possui uma Smart TV (ou possui uma muit simples) por causa da agilidade de sua interface quando se trata de desfrutar de streaming e outros aplicativos. Mas além desse uso básico e fundamental, existem outros usos que não são tão conhecidos, mas que fazem boa diferença para quem usa o Chromecast.

1. Controle ”universal”

As funções do Chromecast como controle remoto são variadas: primeiro, você pode usar o aplicativo como substituto do controle remoto específico para o dispositivo Google, mas o próprio controle do Chromecast pode servir como controlador para diversos dispositivos, e, claro, também para a televisão.

Para usufruir desta opção é necessário entrar nas configurações do Chromecast e na seção de controles e acessórios, tocar em ‘Configurar botões remotos’, que permitirá selecionar ações e em quais dispositivos terá efeito.

Controle do Chromecast pode controlar vários dispositivos – incluindo a própria TV (Imagem: Xataka Android)

2. Ouvir TV com fones de ouvido

Se você tiver fones de ouvido bluetooth, poderá usar o Chromecast com essa conectividade. Basta ir na opção ‘Controle remoto e acessórios’. A partir daqui, é só emparelhar os fones de ouvido para que o conteúdo que você está reproduzindo soe apenas nos próprios fones.

3. Escutar música

Normalmente usamos caixas de som ou Alexa para ouvir música, mas se você quiser, também pode usar a TV para isso. Ao conectar o Chromecast, é possível transmitir o conteúdo do seu celular para a TV – podem ser videoclipes do YouTube, mas também músicas do Spotify ou Prime Music, por exemplo.

Além do celular e do dispositivo Google, é requisito essencial que ambos estejam conectados ao mesmo Wi-Fi. O ideal é que a televisão em questão tenha uma configuração de áudio boa ou esteja ligada a um sistema de som de qualidade, para uma melhor experiência.

4. Uma ótima moldura para fotos

Além de funcionar como um reprodutor de áudio, o Chromecast pode fazer o papel de reprodutor de imagem na sua TV. O modo ambiente do Chromecast permite exibir conteúdo do Google Fotos, redes sociais ou até mesmo obras de arte no estilo Samsung The Frame.

Se você não estiver vendo nada na TV, mas não quer deixá-la desligada, pode usar este recurso para ficar passando imagens e deixar o ambiente mais descolado.

Muito mais do que YouTube e Netflix, veja outras funções do Chromecast na TV (Imagem: Reprodução via Xataka Android)

5. Um “videogame de emergência”

Claro que não será um PS5 ou Xbox Series, mas o Chromecast pode servir perfeitamente como um “videogame de emergência”. Chegou aquela criançada na sua casa e não tem console? Use o Chromecast para colocar jogos compatíveis no Google Play.

Três exemplos que embora não sejam sucessos ou prodígios tecnológicos, podem ser bem úteis para divertir família, amigos e agregados: o agitado Just Dance Now; o clássico título de perguntas e respostas Quiz4TV para Chromecast; e o lendário Mario Kart Tour.

Como funciona? Basta baixá-los e, a partir daí, você poderá usar seu telefone como controle remoto. Se for multijogador, você pode usar vários telefones celulares, independentemente de serem Android ou iPhone.

6. Uma segunda tela para o seu computador

Quem trabalha em home office com computador pode fazer o Google Chromecast ser um grande aliado para aproveitar a tela da televisão. A primeira coisa é que, assim como acontece com seu celular ou tablet, você pode reproduzir um vídeo do seu computador com serviços como YouTube, Netflix ou do armazenamento local em uma tela muito maior, mas pode continuar usando a tela do computador para outros fins simplesmente pressionando Alt + Tab.

A segunda função tem a ver com videochamadas. Sabe aquelas intermináveis videoconferências realizadas através do Google Meet que podem pesar no seu PC com as outras “milhões” de abas abertas? Pois bem, ao tocar em ‘enviar esta reunião’, você poderá ver seus colegas de trabalho na tela grande da TV.

7. Controle suas câmeras de segurança

Se você tem uma câmera Nest conectada em sua casa, não precisa apenas do telefone para ver o que está do outro lado da lente: basta adicionar o dispositivo ao Google Home e, graças ao controle de voz, vê-lo na casa tela. Assim, invocando um comando como ‘Ok Google, mostre Google Nest Cam no Google Chromecast’, você terá acesso a imagem diretamente na TV.