Prefeitura leva vacinação antirrábica à zona sul de Porto Velho neste sábado (20)

Ação será realizada no bairro Jardim Eldorado, das 8h às 13h

49

O Dia “D” de vacinação antirrábica para cães e gatos em Porto Velho, realizado em setembro de 2023, imunizou quase 35 mil animais, de acordo com o balanço apresentado pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Apesar disso, os tutores de cães e gatos que ainda não vacinaram seus pets contra a raiva, podem garantir a imunização dos animais de estimação neste sábado (20), das 8h às 13h, na Associação Saúde, Trabalho e Cultura (ASTC), localizada na rua das Camélias, n° 5572, bairro Jardim Eldorado.

Aline Romano, gerente interina da DCZADS, explica que “a imunização contra a raiva é uma ação contínua da divisão. A vacinação no final de semana é uma estratégia da Semusa de oportunizar a população que não conseguiu levar seu pet durante a campanha “D”, e ainda para quem trabalha durante a semana e não pode levar seu animal para vacinar”, diz Aline.

Para receber a vacina, os animais devem estar sadios e precisam ter mais de três meses de vida. A imunização deve ser feita anualmente para assegurar a proteção tanto dos animais quanto dos seres humanos.

DCZADS oferece o serviço de vacinação em domicílio para quem tem mais de dez animais no mesmo ambiente

O médico veterinário da Semusa, Alexandre Farahildes, ressalta que a prevenção contra a raiva é indispensável uma vez que o vírus é letal.

“A raiva é uma doença infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados. O vírus é transmitido principalmente por mordidas, arranhões e lambidas de animais doentes. A vacina é a única opção para prevenir esta doença”, frisa o médico veterinário.

Segundo a equipe de controle de zoonoses da Semusa, a expectativa é imunizar aproximadamente 800 animais.

SERVIÇO

A vacinação contra a raiva em cães e gatos acontece de segunda a sexta-feira, gratuitamente, das 8h às 17h, na sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na Av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira. A imunização é realizada, também, no trailer de vacinação no Parque Circuito, localizado na avenida Lauro Sodré, n° 2983.

Além disso, a DCZADS oferece o serviço de vacinação em domicílio para quem tem mais de dez animais no mesmo ambiente. O serviço é disponibilizado mediante agendamento através do número (69) 98473-6712.