Até quando vai a onda de calor? Veja a previsão para as capitais

Com o novo aviso, país terá dois alertas de onda de calor vigentes, já que o anterior, emitido para 15 estados e o Distrito Federal permanece válido. Veja previsão para todo o país.

84

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de onda de calor por causa das temperaturas acima da média em boa parte do país. Dessa vez, de menor intensidade (perigo potencial), o aviso inclui mais áreas do estado do Rio de Janeiro, inclusive a capital fluminense (veja acima), e é válido até as 19h do próximo domingo (17).

Com isso, o país terá dois alertas de onda de calor vigentes, já que o anterior, emitido para 15 estados e o Distrito Federal permanece válido (veja mais abaixo). Esses locais têm inclusive a classificação de “perigo”, intensidade superior na escala do Inmet.

Entenda a diferença:

🔥 O termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal.

  1. 🟡 Quando há a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo, como o válido para a cidade do Rio de Janeiro.
  2. 🟠 Já quando há a persistência desse padrão de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado aviso laranja, como o que atinge grande parte do país ao longo desta semana.
  3. 🔴 Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado aviso vermelho. Em novembro, um alerta do tipo vigente.

Ao longo desta semana, Cuiabá (MT), por exemplo, pode registrar máximas de 40ºC. Em Campo Grande (MS) a situação também é semelhante: a capital sul-mato-grossense tem previsão de sol e poucas nuvens até o domingo, com a temperatura máxima em torno de 39ºC.

Outro destaque fica para a região Sul. Porto Alegre (RS) tem previsão de 42°C no domingo, com poucas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Por outro lado, no Rio de Janeiro, onde o fenômeno vai ser menos intenso, os termômetros não devem passar dos 36ºC.

Veja os destaques de temperatura, ainda segundo o Inmet:

Porto Alegre (RS):

  • Sexta (15): máxima de 39°C e mínima de 24°C.
  • Sábado (16): máxima de 36°C e mínima de 23°C.
  • Domingo (17): máxima de 24°C e mínima de 42°C.

Cuiabá (MT):

  • Sexta (15): máxima de 39°C e mínima de 29°C.
  • Sábado (16): máxima de 40°C e mínima de 29°C.
  • Domingo (17): máxima de 40°C e mínima de 28°C.

Campo Grande (MS):

  • Sexta (15): máxima de 37°C e mínima de 24°C.
  • Sábado (16): máxima de 38°C e mínima de 23°C.
  • Domingo (17): máxima de 39°C e mínima de 24°C.