Brasil tem calor e fortes pancadas de chuva nesta quarta-feira

104

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil nesta quarta-feira, o que vai permitir a formação de nuvens bastante carregadas em áreas de todas as regiões do país. Estas nuvens podem provocar fortes pancadas de chuva em vários estados.

Uma massa de ar quente e seco influencia a maior parte do interior do Nordeste, parte do Tocantins, de Goiás, de Mato Grosso e o Distrito Federal inibindo o crescimento de grandes nuvens e reduzindo a chance de chuva.

Uma baixa pressão atmosférica se organiza na costa de São Paulo aumentando o risco de temporais no estado.

Previsão do tempo para o Brasil para 29/11/2023- quarta-feira

Região Sul

Ainda há previsão de pancadas de chuva nesta quarta-feira em quase todas as áreas da Região Sul.  Só não deve chover no centro-sul gaúcho e o litoral sul do Rio Grande do Sul terá apenas chuviscos. O restante do Sul do Brasil terá pancadas de chuva. 

Mesmo com a presença de alguns períodos com sol, a chuva pode ser moderada a forte em todas as regiões do Paraná, no Vale do Itajaí, no Planalto Norte de Santa Catarina, no litoral sul Catarinense e no litoral norte do Rio Grande do Sul. 

Entre as capitais, só há previsão de chuva forte para a região de Curitiba.

Região Sudeste

A Região Sudeste do Brasil terá uma quarta-feira abafada e com condições para pancadas de chuva de forte intensidade em áreas de todos os estados.

Sol e o tempo seco predominam apenas no extremo norte de Minas Gerais,  áreas próximas à divisa com a Bahia,  onde o calor pode até passar um pouco dos 40°C.

No norte do estado do Rio De Janeiro, no Espírito Santo, no centro, leste e oeste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte e a região de Vitória, as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, com risco de raios.

 

Em todas as áreas do estado de São Paulo, no Sul de Minas, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, as pancadas de chuva nesta quarta-feira podem ocorrer várias vezes ao longo do dia, a qualquer hora, e com risco de raios.

A Climatempo alerta para o risco de temporais no estado de São Paulo,  no sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro. Temporais também podem acontecer na região metropolitana de São Paulo. 

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, a quarta-feira será com sol e sem previsão de chuva no Distrito Federal, no Centro Norte e Oeste de Goiás, no centro, leste e nordeste de Mato Grosso.  

Todas as outras áreas do Centro-Oeste também terão sol e calor, mas com pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Essas pancadas de chuva poderão ser moderadas a fortes em áreas do Sul de Goiás, do centro, sul, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul e também nas áreas de Mato Grosso próximas a Rondônia e ao Amazonas.

Entre as capitais, há risco de chuva moderada forte apenas em Campo Grande,  capital de Mato Grosso do Sul

Região Nordeste

O ar seco e quente predomina sobre a Região Nordeste e com a pouca disponibilidade de umidade, a maioria das áreas do interior da Região terá uma quarta-feira com sol, algumas nuvens, mas sem condições para chuva. 

Pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes, poderão acontecer sobre o Maranhão, no extremo oeste e no centro-norte do Piauí, e também no litoral e interior do Ceará.  Essas pancadas de chuva poderão acontecer nas capitais Fortaleza, Teresina e São Luís.

A faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia tem sol e chuva passageira.

Região Norte

O ar úmido  e quente que predomina sobre a Região Norte facilita a formação de grandes nuvens que podem provocar pancadas de chuva por quase toda a região.

Para esta quarta-feira só não há expectativa de chuva para o centro-sul do Tocantins. Nas outras áreas desse estado, incluindo a região de Palmas, no Pará e também no Amapá, o sol vai aparecer forte ao longo do dia, mas à tarde e à noite ocorrem pancadas de chuva com raios,  em pequenas áreas. A chuva pode ser moderada a forte no litoral do Pará e também do Amapá.

Nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia as pancadas de chuva devem ser frequentes, podendo ocorrer a qualquer hora do dia.  A Climatempo alerta para chuva moderada a forte sobre o oeste e sul de Roraima,  no leste  do Amazonas e em Rondônia.

Alerta para temporais no Acre, no centro, oeste e sul do Amazonas.

Alertas meteorológicos para 29/11/2023- quarta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, São Luís, Teresina e Fortaleza.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no centro, sul e leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, em São Paulo (exceto no extremo oeste do estado, região de Presidente Prudente), no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, no Sul do Rio de Janeiro, no Acre, no sul, centro e oeste do Amazonas

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h  no norte e nordeste de Santa Catarina (inclui Vale do Itajaí), em todo o Paraná, no extremo oeste São Paulo, região de Presidente Prudente, no estado do Rio de Janeiro (exceto no extremo sul do estado), na Zona da Mata Mineira, na Grande Vitória e centro-sul do Espírito Santo, no centro, sul, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no centro-leste do Amazonas, no oeste e sul de Roraima, no litoral do Amapá, nordeste e litoral do Pará, no centro-norte e litoral do Maranhão, no centro e norte do Piauí, no norte, litoral e oeste do Ceará.

Atenção com o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no norte de Minas Gerais, no interior da Bahia, no centro e oeste de Pernambuco, no sertão da Paraíba, no sul do Piauí