Governador Marcos Rocha destaca o reconhecimento nacional do Cacau de Rondônia com indicação geográfica

0
145

O cacau de Rondônia faz parte do registro de Indicação Geográfica, instituído pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O governador Marcos Rocha destaca que a conquista atesta a procedência e qualidade do produto e coloca o Estado definitivamente na rota dos maiores produtores agrícolas do Brasil, reforçando que o registro de reconhecimento fortalece as ações voltadas para o agronegócio rondoniense.

Conhecido cientificamente pela nomenclatura de Theobroma Cacao, o cacau de Rondônia cumpriu todas as exigências requeridas pelo órgão de registro de marcas e indicação geográfica do Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do país, atrás somente do Pará e da Bahia e conta com um parque cacaueiro de mais de oito mil hectares plantados e uma produtividade média de 748 kg/ha, em uma atividade que envolve cerca de 4,5 mil agricultores familiares.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza a importância a certificação do cacau rondoniense e garante que as políticas públicas estão sendo fortalecidas junto aos agricultores em sua gestão, para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva, melhorando em qualidade as amêndoas. “O reconhecimento agrega valor aos nossos produtos. Toda a cadeia, desde o pequeno produtor ao comércio local, ganha com essa conquista. Com mais um selo, certificando os produtos da nossa região, temos certeza que estamos elevando Rondônia à categoria de melhor Estado com aptidão reconhecida para o desenvolvimento da agricultura no país”, destacou.

AÇÕES

O registro atribuído ao cacau é reflexo das ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha pontua medidas importantes desenvolvidas para o setor, como os Concursos de Qualidade do Cacau; distribuições de mudas por meio do programa “Plante Mais”; assistência técnica e promoção de dias de campo.

O projeto “Plante Mais” distribui mudas de clones de cacau mais produtivas e resistentes as pragas comuns à lavoura. A introdução dessa técnica triplicou a produtividade e incentivou a participação dos produtores nos concursos estaduais e nacionais.
O governador Marcos Rocha parabeniza os cacauicultores do Estado e reforça que o Governo de Rondônia continuará estimulando, promovendo e incentivando a produção de cacau no Estado.