Pancadas de chuva no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil

0
218

Uma frente fria passa pelo Espírito Santo e mantém nuvens carregadas sobre todos os estados do Sudeste do Brasil. 

O ar seco ainda predomina sobre o Norte Mineiro e sobre o interior do Nordeste do Brasil impedindo a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

O ar frio de origem polar influencia e causa acentuada queda da temperatura, para os padrões de outubro, na Região Sul, em partes de  Mato Grosso do Sul e São Paulo. A presença deste ar frio afasta as nuvens carregadas do Sul do Brasil.

A presença de ar úmido e quente sobre o Centro-Oeste e Norte do Brasil estimula a formação de nuvens carregadas sobre essas regiões. Estas nuvens podem provocar pancadas de chuva moderadas a fortes

Capitais mais quentes em 13/10/23 (medição do Inmet)

Boa Vista 40,1°C 

Teresina 39,6°C

Palmas 37,9°C

Manaus 37,6°C 

Belém: 35,1°C

5 maiores temperatura no Brasil em 13/10/2023 (Inmet)

Bom Jesus da Lapa/BA 41,4°C

Oeiras/PI: 41,0

Montalvânia/MG: 40,8°C

Mocambinho/MG, Ibotirama/BA, Corrente/PI: 40,7°C

Formosa do Rio Preto/BA: 40,6°C

Previsão do tempo para o Brasil para 14/10/2023 – sábado

Região Sul

O ar frio de origem polar influencia o Sul do Brasil e mantém a temperatura baixa, para os padrões de outubro. Ao mesmo tempo, a presença deste ar frio inibe a formação de nuvens carregadas. 

O tempo seco predomina no Sul do Brasil e quase toda a Região tem um dia com sol e algumas nuvens, mas sem risco de chuva. Faz frio especialmente ao amanhecer e à noite.

A umidade fica concentrada em áreas próximas ao mar. Por isso, o litoral do Paraná permanece nublado e há previsão de chuva fraca no decorrer do dia. No Vale do Itajaí e na Grande Curitiba, o dia fica nublado, frio e com chance de garoa.

.Atenção: volta a chover neste domingo e uma nova frente fria está prevista para a segunda-feira

Região Sudeste 

Uma frente fria avançou até o Espírito Santo e mantém áreas de instabilidade espalhadas sobre os estados da Região Sudeste.

O sol e calor predominam no noroeste de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha. Não chove nestas áreas. No estado do Rio De Janeiro e no litoral de São Paulo, o dia fica nublado e com chuva que pode ser moderada a forte em alguns momentos. A Zona da Mata Mineira também tem dia nublado, com chuva moderada. 

Na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba (SP) e no Vale do Ribeira (SP), dia nublado, frio e com garoa. Outras no centro-leste de São Paulo, como na região de Sorocaba e de Campinas, têm sol e muitas nuvens.

No Espírito Santo, no Vale do Rio Doce (MG), na Grande Belo Horizonte e no Sul de Minas, chove várias vezes ao longo do dia, mas o sol pode aparecer um pouco, sempre entre muitas nuvens.

No centro e oeste de Minas de Gerais, no Triângulo Mineiro e no centro- norte de São Paulo faz sol e calor durante o dia e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite

O centro e oeste de São Paulo têm sol o dia todo, com algumas nuvens.

O excesso de nebulosidade, a chuva e a presença de ventos frios, de origem polar, que vieram com a frente fria, aliviaram o calor em quase todo o Sudeste. O leste de São Paulo, o Sul de Minas e o Rio de Janeiro têm um dia com temperatura bastante amena. 

O calor ainda é intenso na divisa de Minas com a Bahia, onde a temperatura se aproxima dos 40°C.

Região Centro-Oeste 

O ar úmido e quente está presente sobre quase todo o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre muitas áreas da Região. 

Quase todo o Centro-Oeste tem um dia abafado, com períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A maioria destas pancadas ocorrem de forma isolada e com curta duração. 

O ar seco influencia a região de Brasília e a Chapada dos Veadeiros (GO), deixando o tempo firme, com sol forte o dia todo.

O ar frio de origem polar ainda é sentido no oeste e sul de Mato Grosso do Sul deixando a temperatura amena ao amanhecer. O sol predomina nesta região.

Região Nordeste

O ar seco predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens. 

Quase todo o Nordeste tem um dia com sol forte e algumas nuvens, mas sem condições para chuva.

Um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN) se afasta do Nordeste, mas ainda causa aumento da nebulosidade e pancadas de chuva sobre o Maranhão, no litoral do Piauí e do Ceará. A chuva é fraca e isolada.

Algumas pancadas de chuva também podem ocorrer na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata, desde o Rio Grande do Norte até Ilhéus, no sul da Bahia. O litoral baiano pode ter chuva moderada.

Região Norte 

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados. Queimadas que ocorrem sobre a região deixam muita fumaça espalhada no ar, reduzindo a visibilidade em estradas e aeroportos e prejudicando a qualidade do ar.

O sol forte predomina apenas na divisa do Tocantins com a Bahia.

No oeste do Amazonas e no Acre , o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes e volumosas. 

Nas demais áreas do Amazonas, em Rondônia, em Roraima, no Amapá no Pará e na maior parte do Tocantins, o sol aparece em grande parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes 

Alertas meteorológicos para 14/10/2023 – sábado

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Rio de Janeiro, Vitória, Rio Branco, Porto Velho, Manaus.

Alerta para temporais, com rajadas de vento de até 70 km/h na divisa de  São Paulo com o Triângulo Mineiro, no Triângulo Mineiro e Serra da Canastra, no nordeste de Mato Grosso do Sul (região de Paranaíba), no sudoeste do Amazonas e no Acre

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no norte de São Paulo, sul de Minas, oeste de Minas, sul de Goiás, em Mato Grosso (exceto no nordeste, oeste e sul do estado), em Rondônia, no Amazonas (exceto no sudoeste do estado), 

Atenção para chuva moderada no interior do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce (MG) e interior do Espírito Santo, no litoral da Bahia e litoral de Pernambuco.

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no no Piauí (exceto no norte do estado), no interior da Bahia, no sertão do Nordeste, leste do Tocantins e no noroeste de Minas Gerais